Duas duplas vencem a etapa Sudeste do Slam FPA
Uma ocupação poética (e de luta também) do centro de São Paulo ocorreu neste sábado, 10 de março. Com trinta duplas inscritas, mulheres, jovens, artistas de muitos ambientes e locais diferentes duelaram em frente ao Mosteiro São Bento.
Organizada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), por meio de seus projetos Brasil que o Povo Quer e Reconexão Periferias, e em parceria com artistas e coletivos, o sábado recebeu a eliminatória Sudeste do Slam Nacional em Dupla, competição de poetas em performance de texto original.
Ao cair da tarde de sábado, no Largo São Bento, região central de São Paulo onde nasceu o hip hop paulistano, diversas duplas duelaram ao vivo. Com poesia e muita emoção, temas como racismo, machismo, opressão do consumo, trabalho doméstico, discriminações e desigualdades inundaram o entorno.
Emerson Alcalde comandou o “ringue” acompanhado das tradutoras de libras, que deram um show à
parte no trabalho de oferecer a quem não ouve a mesma intensidade das palavras ditas, e do som animado, sincronizado e sensível do DJ. A animação do público aumentava a cada rodada entre as duplas.
Foram algumas horas de duelo de palavras, de performances originais com votações apertadas, para finalmente os jurados escolherem as vencedoras e vencedores desta etapa: Luiza Romão e Jô Freitas, e Cleyton Mendes e Felipe Marinho.
Luiza relatou e comemorou em sua rede social a experiência: “Aí foi aquela correria para alinhavar os textos, ensaiar de última hora e plim! Passamos para a segunda fase. E plam. Para a final. Caramba, que texto a gente faz? E plow. Nos classificamos para o nacional. Ainda estou com sorriso besta na cara!”.
A competição terá cinco etapas eliminatórias regionais: Sudeste (10 de março), Nordeste (17 de março), Centro-Oeste (7 de abril), Norte (14 de abril) e Sul (21 de abril). A final nacional acontecerá em São Paulo, no dia 28 de abril.
Todas as etapas serão transmitidas ao vivo pela tevêFPA, na página da Fundação Perseu Abramo no Facebook