Reconexão Periferias lança seu segundo Dossiê Temático
No dia 23 de agosto, às 14h, o projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo (FPA), lançará seu segundo dossiê, tendo como tema “Informalidades: realidade e possibilidades para o mercado de trabalho brasileiro”.
O evento é aberto, gratuito e acontecerá na sede da FPA – Rua Francisco Cruz, 234, Vila Mariana, São Paulo (SP). A Fundação Perseu Abramo transmitirá o evento ao vivo em seu canal no YouTube e em sua página no Facebook.
O dossiê
O dossiê “Informalidades: realidade e possibilidades para o mercado de trabalho brasileiro” foi escrito por Léa Marques, militante feminista, cientista Social pela USP e mestranda em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Flacso; Ludmila Costhek Abilio, sociologa, realiza pesquisa de seu segundo pos doutorado no CESIT Unicamp; Artur Henrique, diretor da FPA e ex-secretário Municipal de Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo; e Daniel Teixeira, advogado e diretor de projetos do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).
“Dossiê Periferias” é uma das ações do projeto, que busca aprofundar e consolidar o conhecimento sobre um tema específico da realidade desses territórios, e projetar diferentes cenários a partir da conjuntura atual e da capacidade de intervenção política dos movimentos sociais e partidos.
Um dos grandes objetivos do Dossiê é que ele seja debatido com os mais diversos públicos, e que de fato contribua para fortalecer as estratégias políticas existentes nas periferias do Brasil. Sua elaboração é feita a partir de discussões coletivas e diálogo com as pesquisas do projeto Reconexão Periferias.
Além disso, a partir dos conteúdos debatidos, apresenta três cenários possíveis: 1) cenário vigente, onde apresenta-se o percurso do tema e os resultados esperados se continuarmos no mesmo caminho; 2) cenário pessimista, projetado com o avanço do conservadorismo e as problemáticas decorrentes; 3) cenário ideal, que sirva para orientar nossa estratégia política de intervenção.
O primeiro dossiê, chamado “Reexistir: apontamentos da articulação entre cultura e política de periferias”, está disponível na internet. Para acessá-lo, basta clicar aqui. Ao longo do ano, serão produzidas outras publicações temáticas que irão compor o repertório do Dossiê Periferias.