FPA realiza lançamento do primeiro número do Dossiê Periferias
O projeto Reconexões Periferias, da Fundação Perseu Abramo (FPA), realizará no dia 5 de julho, às 14h, na sede da FPA – Rua Francisco Cruz, 234, Vila Mariana, São Paulo (SP) – , o debate de lançamento do primeiro número do Dossiê Periferias. O evento é aberto e gratuito.
Sob o título “Cultura e reexistências nas periferias”, o documento foi preparado por quatro dos consultores do projeto: Jaqueline Lima Santos, doutoranda em Antropologia Social e militante do movimento negro; Danilo Morais, doutor em Sociologia; Juliana Borges, pesquisadora em Antropologia; e Danilo Cardoso, mestre em Geografia.
O projeto
As atividades realizadas no âmbito do projeto Reconexão Periferias tem como objetivo qualificar o debate no Partido dos Trabalhadores e suas ações em torno das agendas das periferias, por meio de pesquisas, seminários, oficinas e encontros temáticos entre atores e movimentos estratégicos, a partir dos quais são desenvolvidas publicações para incidência política e para contribuir com articulações coletivas.
O dossiê
O Dossiê Periferias é uma das estratégias de difusão do projeto, que visa alinhar-se às temáticas de cada número considerando as narrativas dos atores, dos movimentos sociais e grupos afetados pelo campo discutido e a produção bibliográfica existente sobre o tema, considerando pontos de convergência, pontos de divergência, vácuos e desafios a serem trabalhados. Sua elaboração tem sido feita a partir de discussões coletivas e diálogo com as pesquisas do projeto Reconexão Periferias.
Além disso, a partir dos conteúdos apresentados, busca-se apontar três cenários possíveis:
– Cenário vigente, onde apresenta-se o percurso do tema e os resultados esperados se continuarmos no mesmo caminho;
– Cenário projetado, com o avanço do conservadorismo e as problemáticas decorrentes; e
– Cenário ideal, que deveria orientar as políticas públicas conforme perspectivas progressistas.
Esta última explora teses vigentes e uma projeção com a implementação das mesmas.
Ao longo do ano, serão produzidas oito publicações temáticas que compõem o repertório do Dossiê Periferias.