Por Isabella Weber, Hao Qi, Zhongjin Li - para a Jacobin
Tradução: Beatrice F-Weber
A resposta unida da China à Covid-19 é frequentemente pintada como um reflexo de "valores asiáticos" autoritários. Mas a mobilização coletiva contou com o apoio público real - uma trégua social temporária que hoje ameaça fraturar.
Com base em tudo o que sabemos, a China tem sido relativamente bem-sucedida em conter a disseminação da Covid-19 no mercado interno além da província de Hubei. Muitos observadores atribuem isso ao seu autoritarismo: chega-se a proclamar que, devido à China, "um espectro está assombrando o Ocidente - o espectro do capitalismo autoritário". Sem barreiras de atuação colocadas por princípios democráticos ou direitos humanos, a China poderia, segundo o argumento, impor um bloqueio de estilo medieval por meio de vigilância cibernética; além de seu sistema político antidemocrático, a China se beneficiou dos valores asiáticos e de uma cultura coletivista.
Em uma palavra, trata-se de excepcionalismo chinês. Alega-se que a abordagem chinesa não seria possível nas sociedades democráticas ocidentais por causa de nossa preocupação com as liberdades individuais. O manejo da crise pela China é "desviado", assim como o próprio vírus foi inicialmente orientalizado como um "problema chinês". Sua experiência é, portanto, tornada irrelevante para aqueles que vivem nos Estados Unidos ou na Europa.
No entanto, esse foco em "autoritarismo" versus "democracia" ou "Leste" versus "Ocidente" perde o cerne da resposta Covid-19 da China. Alimenta a sinofobia, que vem aumentando drasticamente nos tempos da chamada Nova Guerra Fria. Em vez disso, para entender a forma como a China lidou com a crise da Covid-19, precisamos colocar sua resposta no contexto mais amplo da economia política.
Essa crise trouxe à tona a profunda integração da China ao capitalismo global, assim como sua fuga da neoliberalização via políticas de terapia de choque. Apesar de todos os seus limites, no centro da resposta da China à Covid-19 havia uma mobilização pública em larga escala para garantir suprimentos médicos e alimentos - semelhante à que alguns pediam nos Estados Unidos, invocando o exemplo da Segunda Guerra Mundial.
Fechando a Oficina do Mundo
Dada a profunda integração da China no capitalismo global, é surpreendente que o país tenha conseguido impor o que na época era considerado a maior quarentena da história, abrigando cerca de 760 milhões de pessoas. Essa paralisação inevitavelmente sacrificou o crescimento econômico, que o estado chinês enfatizou como a principal prioridade há décadas. A China teve sua indústria de exportação massiva interrompida quando todos os outros países continuavam suas atividades normalmente. Isso aconteceu no contexto da guerra comercial com os EUA, no qual grandes empresas multinacionais buscavam realocar suas cadeias de suprimentos para longe da China. A parada da Covid-19 arriscou acelerar esse processo.
Na China e em outros lugares, a concorrência caótica do mercado dominou na fase inicial do surto - dando lugar a especulação e escassez temporária semelhantes ao que pudemos observar em escala expandida nos Estados Unidos. A inflação dos preços dos alimentos já estava alta na China em janeiro por causa da gripe suína. Inicialmente, o bloqueio provocou compras movidas à pânico e a apreensão, como também foi observado nos Estados Unidos. A demanda súbita e urgente por máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPI) resultou em escassez, e alguns comerciantes particulares tentaram tirar proveito. A sociedade civil se esforçou para organizar doações de todo o país e do exterior.
O mercado competitivo falhou em fornecer os suprimentos médicos urgentemente necessários e garantir a distribuição de alimentos no estágio inicial da crise. Mais uma vez, observamos o mesmo nos Estados Unidos. A linha do tempo e o tratamento inicial do surto de Covid-19 pelas autoridades chinesas antes de 23 de janeiro são severamente contestados. Mas, uma vez que o governo central reconheceu a gravidade da situação, mudou para uma mobilização total. A China, pelo menos temporariamente, colocou as pessoas acima dos lucros - e passou para o modo conter desastres.
Recursos de todo o país foram atraídos para Wuhan, o epicentro do surto na China. Todo o tratamento com Covid-19 foi feito de graça. Como tem sido amplamente divulgado, hospitais de emergência foram criados em poucos dias. Mais de quarenta mil equipes médicas, a maioria proveniente de hospitais públicos de todo o país, chegaram para tratar pacientes com Covid-19. As pessoas em Wuhan experimentaram temporariamente um vislumbre de solidariedade que seguia uma lógica fundamentalmente distinta dos incentivos individuais e dos lucros privados.
O número total de leitos hospitalares na China mais que dobrou na última década, e o número médio de leitos por 1.000 habitantes na China (4,3) agora está próximo do nível médio da OCDE (4,71). Apesar do número de hospitais privados mais que triplicar desde 2009 e agora representam 26% de todos os leitos, hospitais públicos na China trataram mais de 95% dos pacientes com Covid-19 do país durante esta crise de saúde.
Nos últimos anos, a cobertura do seguro de saúde aumentou substancialmente para cerca de 95% da população da China. Mas os benefícios do seguro estão longe de serem iguais em tempos normais - e os custos tendem a ser altos. Nos primeiros dias do surto, essa falta de cobertura suficiente teve efeitos mais severos nas pessoas mais vulneráveis que contraíram a Covid-19. Uma vez que o governo decidiu agir, a expansão do sistema público de saúde da última década, combinada com acesso temporariamente igual, facilitou o combate ao vírus.
A escassez de suprimentos médicos, de roupas de proteção, máscaras, kits de teste e termômetros infravermelho foi atenuada através de um esforço de produção essencialmente público. O sistema nacional de suprimentos médicos da China se mostrou fundamental: empresas estatais e controladas pelo estado assumiram a liderança na fabricação e distribuição de suprimentos médicos, e uma plataforma foi estabelecida para aprimorar o planejamento e coordenar compradores e vendedores em todo o país. Assim, a capacidade de produção de máscaras se multiplicou 5,5 vezes, de 20 milhões por dia para 110 milhões no mês de fevereiro. O primeiro kit de teste foi produzido em 24 de janeiro; até 11 de março, a China distribuiu 2,6 milhões de kits de teste diariamente. As agências comerciais do estado garantiram que as capacidades de produção privada fossem reunidas no esforço de mobilização. O governo prometeu agir como o comprador de último recurso para esses suprimentos médicos críticos, para aumentar o estoque nacional da China.
A China mobilizou seu sistema público de reservas, produção e distribuição de alimentos para poder aplicar a quarentena nacional. Os varejistas on-line foram em muitos lugares a interface com os consumidores. Porém, seus suprimentos foram apoiados por um programa estatal que determina que as cidades garantam acesso e segurança de alimentos que não sejam grãos, principalmente produtos frescos e carne. O sistema de reservas públicas em larga escala da China adquire grãos e outros alimentos básicos quando a oferta é alta e os preços baixos e libera estoques quando ocorrem escassez, como durante a crise da Covid-19. Uma rede de comitês de bairro que abrange todas as cidades organizou a entrega de alimentos, tentando garantir que todos os moradores fossem cobertos durante a quarentena.
Esses programas de provisão pública foram coordenados com big data, de tal forma que a maioria de nós se sente profundamente desconfortável e levanta sérias preocupações em relação à privacidade e às liberdades políticas. A tentativa de usar aplicativos para rastrear contatos e exposição à Covid-19 não é exclusiva da China, mas a abordagem da China se destaca por ser particularmente "difundida e invasiva".
Na China, como em outros lugares, a falta de medidas efetivas para conter a propagação do vírus provavelmente teria deixado os grupos mais vulneráveis da sociedade a sofrer mais com a doença. Foi relatado que uma migrante rural infectada que ficou sem dinheiro para pagar pelo tratamento morreu nas primeiras semanas da crise. Sem a cobertura total de mobilização e assistência médica para os tratamentos com Covid-19, poderia haver centenas de milhares desses casos. Algumas estimativas sugerem que a China pode ter evitado 1,4 milhão de infecções e 56.000 mortes. Outros chegam ao ponto de afirmar que o estrito bloqueio da China salvou 10 milhões de vidas.
Integração da China nas cadeias globais de valor
No entanto, a mobilização total para lidar com a Covid-19 certamente não significa que a China passou a abrir mão de sua integração ao neoliberalismo global. De fato, no contexto de tensões internacionais elevadas, a posição subordinada da China nas cadeias de valor globais - implicando uma forte dependência de tecnologia estrangeira - mostrou brutalmente os limites de um esforço nacional. A divisão de trabalho EUA-China continua sendo em grande parte o que você pode ler nas costas de um iPhone: projetado na Califórnia, montado na China. Isso causou gargalos técnicos quando a China tentou mobilizar a produção de equipamentos médicos em larga escala. Na falta de componentes essenciais importados, a produção de ventiladores ficou aquém da demanda. Mesmo para máscaras cirúrgicas, a China depende das importações alemãs e japonesas de peças-chave para as máquinas que produzem tecidos fundidos por fusão, um material crucial para os filtros. Aumentar essa produção para atingir capacidade total exigiria coordenação internacional.
A maioria do trabalho de linha de frente na ação chinesa foi realizado por trabalhadores migrantes com baixos salários. Isso incluiu a célebre construção de novos hospitais, realizados por migrantes rurais mal pagos, presos na cidade de Wuhan durante o feriado do Ano Novo Lunar. No auge da mobilização da Covid-19, os trabalhadores de saneamento e entrega estavam trabalhando longas horas sob pressões extremas. As mulheres eram a maioria do corpo de trabalhadores da saúde na vanguarda da batalha da China contra a Covid-19.
É provável que o compartilhamento da custo da crise econômica resultante do novo coronavírus também reflita as desigualdades existentes, na China e em outros lugares. Embora a China seja um pouco menos desigual que os Estados Unidos, a desigualdade é um grande problema. Um relatório recente do Banco Popular da China mostra que 10% das famílias urbanas detêm metade de toda a riqueza familiar urbana. Sem dúvida, os mais de 200 milhões de trabalhadores migrantes da China são os que mais sofrem enquanto o país entra em sua própria crise de emprego de dimensões incertas. Muitos trabalhadores migrantes costumavam trabalhar no setor de exportação antes da pandemia. Com a economia global destruída, a China é desafiada a acelerar a reorientação de seu modelo econômico.
A crise da Covid-19 também atingiu milhões de trabalhadores com empregos na economia doméstica, como carona on-line e entrega de restaurantes. Uberizar o mercado de trabalho era uma maneira fácil de criar empregos, mas a precariedade desse emprego se deteriorou ainda mais na pandemia e agora representa um sério desafio.
O profundo choque da pandemia e a experiência de mobilização em massa, não incentivos individuais, reviveram a questão do futuro da reforma da China. Algumas vozes proeminentes da Nova Esquerda da China chegaram ao ponto de argumentar que a guerra do povo contra a Covid-19 forneceu um modelo para um futuro diferente. Isso parece prematuro. Antes, a necessidade de amplos ajustes econômicos que esta crise econômica global está exigindo está abrindo um vasto terreno para contestações. Os reformadores já se organizaram para pedir mais e mais profunda mercantilização da economia, para proteger a integração da China no neoliberalismo global.
Na China, como em todo o mundo, a pandemia está exigindo mudanças sociais e econômicas de longo alcance. A direção que isso tomará está sujeita a lutas ferozes; e o resultado também dependerá de nossa leitura de como as sociedades lidaram com o surto de Covid-19 e das lições que dele extraímos. Em vez de excepcionalizar e diferenciar a China, os progressistas em todo o mundo precisam enxergar além da lógica do nacionalismo e reconhecer a interconectividade de nossas lutas. O inimigo nesta pandemia não é a China, mas a desigualdade e a lógica do lucro sobre as pessoas.