Peter Beaumont
Tradução de Wilson Jr. Original aqui.
Organização Mundial da Saúde diz 'confusão e complacência' prolongando a situação global
A pandemia global de coronavírus ainda está crescendo exponencialmente, disse a Organização Mundial da Saúde na segunda-feira, enquanto relatava 4,4 milhões de casos na semana passada, a sétima semana consecutiva de aumento nos números.
Os últimos números globais representam um aumento de 9% nas infecções na semana passada e um aumento de 5% nas mortes.
À medida que as restrições do lockdown foram amenizadas na Inglaterra, o Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que “confusão, complacência e inconsistência nas medidas de saúde pública” estavam prolongando a pandemia.
Ele disse que pode levar meses até que a situação global seja controlada, e só então com medidas combinadas.

“Nós também queremos ver as sociedades e economias reabrindo e as viagens e o comércio retomando”, disse ele em uma coletiva de imprensa, observando que houve sete semanas consecutivas de aumento nas infecções, apesar de 700 milhões de doses de vacina sendo administradas em todo o mundo.
“Mas agora, as unidades de terapia intensiva em muitos países estão transbordando e as pessoas estão morrendo e isso é totalmente evitável”, disse ele. “A pandemia de Covid-19 está muito longe do fim. Mas temos muitos motivos para otimismo. O declínio nos casos e mortes durante os primeiros dois meses do ano mostra que este vírus e suas variantes podem ser interrompidos.”
Tedros disse que os restaurantes e casas noturnas estavam lotados e os mercados abertos e lotados em alguns países, com poucas pessoas tomando precauções, apesar da transmissão contínua.
“Algumas pessoas parecem estar adotando a abordagem de que, se forem relativamente jovens, não importa se forem infectados com Covid-19”, disse ele.
Seus comentários foram feitos quando outras autoridades disseram que estavam procurando maneiras de expandir a produção de vacinas Covid.
A Índia ultrapassou o Brasil como a nação com o segundo maior número de infecções em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, enquanto luta para conter sua segunda onda de pandemia. O país, que tem uma população de 1,4 bilhão, administrou cerca de 105 milhões de doses de vacina.
A líder da equipe da OMS no Covid-19, Maria van Kerkhove, disse à imprensa que a pandemia ainda está crescendo exponencialmente.
“Esta não é a situação que desejamos estar em 16 meses de pandemia, quando tivermos medidas de controle comprovadas”, disse ela. “Estamos em um ponto crítico da pandemia agora.”
Covid-19 já matou pelo menos 2.937.355 pessoas desde que o surto surgiu na China em dezembro de 2019, de acordo com uma contagem de fontes oficiais compiladas pela AFP às 1000 GMT na segunda-feira. Foram registrados pelo menos 135.952.650 casos.