História e Política: Formação de Lideranças de Esquerda
A Fundação Perseu Abramo está disponibilizando o curso “História e Política: Formação de Lideranças de Esquerda”. Um grande apanhado sobre as lutas de resistência ao longo da história até a atualidade. Terra, trabalho e liberdade são sonhos inconclusos que perseguimos tenazmente ainda hoje. Este curso oferece uma formação sólida para que as lideranças de esquerda possam interpretar o passado, transformar o presente e construir o futuro que sonhamos.
As aulas oferecem pistas, informações, caminhos metodológicos para que cada um possa interpretar a realidade da luta popular e desvendar os mecanismos de hegemonia da classe dominante. Conhecer a ideologia dos dominantes implementada no decorrer da história é condição fundamental para que tenhamos uma massa crítica capaz de protagonizar transformações profundas e radicais urgentes, e mudar a realidade em que vivemos.
O curso fornece vivências práticas, acadêmicas e institucionais que delineiam a história e desnudam o valor da política para a manutenção ou transformação da ordem. O desvendar das forças oponentes possibilita a superação do capitalismo e suas iniquidades.
FORMATO DO CURSO
O curso se estende por pouco mais de 4 meses, com aulas gravadas lançadas semanalmente, e aulas assíncronas, conforme programação abaixo. Após o lançamento dia 23 de fevereiro, as aulas serão liberadas semanalmente a partir do dia 16 de março, por módulos. As aulas, com duração média de até 25 minutos, estão divididas em 14 módulos. O curso totaliza 50 aulas, entre gravadas e ao vivo, e serão disponibilizadas na plataforma EAD da FPA para que possa assistir quando desejar. Para aqueles que concluírem o curso, será oferecida certificação.
Para assistir as aulas, acesse: https://youtube.com/playlist?list=PLtsJqckMj3D5SO5JMUbQ0C2Y37a17aW9n&si=RjYRBLVgYIcZArZ2
PROFESSORES
O conjunto de professores é plural, tanto pela formação e experiências, quanto pelas áreas de pesquisa e atuação. Todos têm sólida formação e imenso comprometimento com as causas populares. A coordenação cabe ao sociólogo, mestre e doutorando em Ciência Política, Jorge Branco e a supervisão é de Julian Rodrigues professor e jornalista, sob a direção de Jorge Bittar.
Alguns professores confirmados, são: Dandara Tonantzin, Lincoln Secco, Eduardo Cunha, Gilberto Carvalho, Gilberto Maringoni, Valério Arcary, Darlan Montenegro, Diogo Fagundes, Luis Dulci, Misa Boito, José Reinaldo, José Dirceu, Carolina Corrêa, José Genoino, Tatiana Beringer, Juliane Furno, Francisco Prandi, Breno Altman, Ronaldo Barros, Camila Andrade, Muryatan Barbosa, Joaquim Soriano, Selma Rocha, Monica Valente, Camila Moreno, Armando Boito.
A TEMÁTICA
Marcada pela diversidade e pluralidade de sujeitos, a história está relacionada diretamente à cada momento específico da implantação do capitalismo e as formas específicas da dominação que a burguesia exerce. Alternando entre ditaduras e democracias liberais, diferentes modelos econômicos, diferentes frações da burguesia se sucederam nos blocos de poder impondo às trabalhadoras e aos trabalhadores processos cujo objetivo era a exploração do trabalho e das riquezas nacionais.
Esta é a história hedionda da escravidão que produziu a maior diáspora forçada da história da humanidade. Esta também é a história da apropriação criminosa das terras dos povos originários deste continente. Esta é a história de expropriação do trabalho dos operários. Esta é a história da obstrução e subtração de direitos à igualdade, ao reconhecimento e à justiça a que são submetidos os trabalhadores.
A dominação, contudo, sempre foi enfrentada, questionada e em determinados momentos rompida pela luta do povo, sempre com altivez e heroísmo. A história brasileira é feita de esforços de organização e luta por direitos que custaram a liberdade e a vida de milhares. É história de João Cândido, de Carlos Marighela, de Chico Mendes. Esta é a história de Sepé Tiarajú, Ganga Zumba e Zumbi, da Maria da Penha, de Anita Garibaldi. Esta história feita de gentes e suas organizações, seus partidos, seus sindicatos, suas associações, seus movimentos. É feita também, por governos, como de Lula, Dilma e Jango. Foi feito também nos governos locais e estaduais que deram as pistas de como se pode, efetivamente, alterar as condições de vida do povo trabalhador.
PROGRAMAÇÃO
23/02 – Lançamento – Apresentação do curso e aula inaugural
16/03 – Módulo 1 – O legado das primeiras lutas operárias e a construção da esquerda no Brasil
Aula 01 – Anarquistas, sindicalistas e as greves: as primeiras lutas do século XX
Aula 02 – PCB – do nascimento ao golpe de 1964
Aula 03 – Fragmentação, luta armada e desarmada, resistência à ditadura
23/03 – Módulo 2 – Da luta contra a ditadura ao governo: a construção do PT
Aula 04 – Das greves à Constituinte
Aula 05 – O programa democrático e popular: e as campanhas eleitorais
Aula 06 – O neoliberalismo no Brasil
Aula 07 – Dos anos 1990 à vitória presidencial
30/03 – Módulo 3 – Os governos Lula e Dilma: legado de transformações e os obstáculos
Aula 08 – O cenário encontrado por Lula em 2003
Aula 09 – O bloco no poder
Aula 10 – Os impasses e soluções estratégicas e táticas
Aula 11 – A Política internacional
Aula 12 – As conquistas sociais: trabalhadores no orçamento
Aula 13 – O desmonte após o golpe de 2016
06/04 – Aula Síncrona 1 – O impacto do PT
13/04 – Módulo 4 – Desenvolvimento, transição ecológica e nova economia
Aula 14 – A desindustrialização e os novos paradigmas para a economia sustentável
Aula 15 – A transição ecológica
Aula 16 – A governança ambiental
20/04 – Módulo 5 – Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil pós-Bolsonaro
Aula 17 – As reformas estruturais no Brasil
Aula 18 – A reforma democrática do Estado
Aula 19 – As bases do Plano de Reconstrução do Brasil
Aula 20 – Justiça, igualdade e direitos humanos
Aula 21 – Comunicação, democracia e liberdade
Aula 22 – Emprego e desenvolvimento
27/04 – Aula Síncrona 2 – Integração, desenvolvimento e soberania
04/05 – Módulo 6 – A nova direita, crise mundial e o golpe
Aula 23 – O bolsonarismo: aliança neoliberal e neofascista
Aula 24 – Lava Jato, lavajatismo e o papel dos EUA
Aula 25 – Militares e o poder político
11/05 – Módulo 7 – A causa da emancipação: feminismo, antirracismo, liberdade sexual
Aula 26 – Capitalismo e a luta contra as opressões
Aula 27 – Feminismo socialista e interseccional
Aula 28 – Racismo estrutural
Aula 29 – A luta LGBTI: liberdade de gênero e orientação sexual
18/05 – Aula Síncrona 3 – Programa para um governo de reconstrução nacional
25/05 – Módulo 8 – Fundamentos do pensamento crítico: instrumentos para análise
Aula 30 – Conceitos fundamentais do marxismo
Aula 31 – Dominação, hegemonia e Estado
01/06 – Módulo 9 – Correntes contra hegemônicas e reformistas
Aula 32 – Anarquismo
Aula 33 – Cristianismo social
Aula 34 – Trabalhismo, social-democracia e nacionalismo
08/06 – Módulo 10 – História das revoluções e transformações
Aula 35 – As revoluções burguesas
Aula 36 – As revoltas operárias e a Revolução Russa – primeira onda revolucionária
Aula 37 – Revoluções na periferia e no centro capitalista –as revoltas do século XX. China, Vietnam
Aula 38 – Neocolonialismo e resistência: as revoluções anticoloniais e nacionalistas
15/06 – Aula Síncrona 4 – A revolução dos nossos Dias
22/06 – Módulo 11 – Imperialismo, globalização, neocolonialismo e resistências: panorama histórico
Aula 39 – Imperialismo e globalização: a dinâmica da concentra
Aula 40 – O protagonismo chinês: política e economia
Aula 41 – A política externa de Bolsonaro, a atualidade das relações internacionais brasileiras
29/06 – Módulo 12 – As veias abertas da América Latina – dependência, periferia e as experiências soberanas
Aula 42 – Teoria da dependência e subdesenvolvimento
Aula 43 – A formação dos estados nacionais e as teorias latino americanas
Aula 44 – As revoluções na América Latina e a revolução cubana
Aula 45 – Altivismo e soberania na América do Sul: governos progressistas e integração regional
06/07 – Módulo 13 – África: opressão e independência
Aula 46 – A história da África
Aula 47 – As guerras de libertação nacional
Aula 48 – Os desafios contemporâneos do continente
13/07 – Módulo 14 – A formação do Brasil e a resistência indígena, negra e popular
Aula 49 – História das insubmissões populares no Brasil I: da invasão portuguesa à Proclamação da República
Aula 50 – História das insubmissões populares no Brasil II: da Revolução de 1930 à Redemocratização
Aula 51 – Resistência Indígena
Aula 52 – O legado africano no Brasil: cultura, identidade e resistência
20/07 – Aula Síncrona 5 – Um país democrático e justo