A Fundação Perseu Abramo (FPA) está com inscrições abertas para o curso “Emergência Climática e Trabalho”. Dividido em sete módulos, o curso apresenta conceitos fundamentais para o debate ambiental, caminhando por vários aspectos da agenda climática com abordagens bastante heterogêneas dentro do campo progressista, incentivando o pensamento crítico.

>>> Inscreva-se: https://bit.ly/fpa_curso_emergencia_climatica <<<

Com lideranças e professores renomados, os quatro primeiros módulos trazem um breve histórico sobre as causas da mudança no clima, acordos internacionais, legislação brasileira e a participação da sociedade civil na elaboração da política pública. A partir do módulo cinco, os estudantes conhecerão a Economia de Baixo Carbono, tendo a Transição Justa e a classe trabalhadora como protagonistas do debate. Por fim, como estes elementos convergem (ou divergem?) no Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil, e como atuarmos localmente a partir do conteúdo apresentado. Embora o conteúdo seja base para conhecimento da temática, será de grande valia tanto para quem já atua nesta área, quanto para aqueles que terão o primeiro contato.

ESTRUTURA DO CURSO

Majoritariamente com aulas pré-gravadas, o curso terá também aulas ao vivo (não presencial). Sem desprezar a importância do debate, convidamos também os alunos a participarem dos Encontros Zoom, oferecendo a oportunidade para dialogar com outros especialistas, lideranças dos movimentos, professores e com outros estudantes. Assim sendo, semanalmente disponibilizamos duas das 19 aulas fixas, além dos Encontros Zoom, em dias e horários diferentes, aumentando a oportunidade de participação de todas e todos. Também teremos a presença de professores internacionais, que poderão apresentar um panorama geral sobre a agenda climática, o sul global e os trabalhadores. Para aqueles que concluírem o curso, será emitida certificação.

CORPO TÉCNICO

Por se tratar de um curso que define conceitos e apresenta histórico, grande parte do corpo docente é formado por militantes com atuação também na academia. Entre eles estão Luiz Marques (UNICAMP), Raimunda Monteiro (UFPA), Camila Gramkow (CEPAL), Cledisson Junior (UFRGS/NAPP Igualdade Racial), Dulce Pereira (UFOP), entre outros. A coordenação e curadoria são de Agnes Franco, mestre em globalização e direito do trabalho (SMAD/GLU) e Tiago Amaral, mestre em administração pública pela Universidade de Columbia e assessor no Senado Federal. A supervisão é de Julian Rodrigues (mestre pela UFABC/FPA) e direção de Jorge Bittar (FPA).

Para mais informações: [email protected]

WhatsApp: https://bit.ly/fpa_zap_cursos.

PROGRAMAÇÃO

Aula Inaugural ao Vivo: O desmonte da agenda ambiental provocado pelo governo Bolsonaro

Módulo 1
Aula 1.1: Introdução à Crise Climática

Módulo 2
Aula 2.1: Acordos Internacionais e Histórico de Clima
Aula 2.2: Finanças e Mercado Verde
Aula 2.3: Legislação Brasileira

Módulo 3
Aula 3.1: A Resposta Climática Global

Módulo 4
Aula 4.1: Defesa do Meio Ambiente e Participação Social

Aula ao Vivo: O Papel do Brasil na Agenda Climática Global

Módulo 5
Aula 5.1: Economia de Baixo Carbono, Bioeconomia e Economia Circular
Aula 5.2: Transição Agroecológica
Aula 5.3: Agenda Climática e Desenvolvimento
Aula 5.4: Mercado de Carbono e Comodificação da Natureza

Módulo 6
Aula 6.1: Transição Justa e Emprego
Aula 6.2: Meio Ambiente, Clima e a Classe Trabalhadora

Aula ao vivo: Mineração e Petróleo

Módulo 7
Aula 7.1: O Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil, Clima e Qualidade de Vida da Classe Trabalhadora
Aula 7.2: Fome, Saúde Frágil e Dignidade de Emprego – Mobilização e Justiça Climática

Aula ao Vivo: Encerramento

`