Os debates abordarão o movimento estudantil universitário, com foco nas lutas do passado, de hoje e nos desafios do futuro, dialogando com as juventudes progressistas, mas também com a militância que vivenciou a resistência estudantil desde a década de 1960. Pesquisadoras, dirigentes e lideranças que estiveram à frente da UNE nas últimas décadas vão se revezar em cada exposição.

O objetivo é discutir os aspectos históricos que marcaram o movimento estudantil, desde a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da campanha “O Petróleo É Nosso”, passando pela luta contra ditadura militar, pela campanha das “Diretas Já”, o impeachment de Collor, o neoliberalismo de FHC, os governos Lula e Dilma, até a resistência ao neofascismo de Bolsonaro.

Todas essas lutas democráticas contaram com a participação vanguardista dos movimentos estudantis e da UNE, seja disputando a hegemonia nas universidades, formando quadros e lideranças, organizando e mobilizando a sociedade, muitas vezes sacrificando a vida pela democracia.

Acesse o curso no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=tR3bq3AMytE&list=PLtsJqckMj3D79oC68ZWwPyr_OaLkm80Fp

`