Pela primeira vez no Brasil, mostra reúne 69 gravuras originais de Rembrandt em exposição gratuita e acessível no Centro Cultural Correios do Rio

Centro Cultural Correios do RJ recebe exposição inédita e gratuita de Rembrandt com 69 gravuras originais
A Ronda Noturna (1642), uma das obras mais célebres de Rembrandt, consagrou o mestre holandês pelo uso dramático da luz e da sombra Foto: Reprodução

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe, de 24 de setembro a 8 de novembro, a exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra”, com 69 gravuras originais do holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606–1669). 

Reconhecido como um dos maiores artistas da história, o mestre do claro-escuro chega ao Brasil com uma mostra gratuita e acessível, incluindo placas em braile, tradução em libras e até um autorretrato em 3D com recurso tátil.

Trata-se de um marco cultural: é a primeira vez que um conjunto de obras autênticas de Rembrandt será exibido no país. 

Antes do Brasil, a exposição passou por Alemanha, Espanha, Estados Unidos, China, Colômbia, México, Itália, entre outros países, reunindo milhares de visitantes.

O legado universal de Rembrandt

Rembrandt nasceu em Leiden, em 1606, e conquistou reconhecimento em Amsterdã durante o Barroco. Ao longo da vida, produziu mais de 300 pinturas, 300 gravuras e cerca de 2.000 desenhos, explorando retratos, paisagens e cenas bíblicas. 

Seu uso inovador da luz e da sombra influenciou desde o Impressionismo até o cinema moderno, tornando-o atemporal pela forma como capturava a alma humana.

“Rembrandt é um artista que fala a todos, capaz de entusiasmar pessoas de diferentes culturas e épocas. Esta exposição é enriquecida por ferramentas que permitem a fruição também a pessoas com deficiência visual ou auditiva. É uma mostra inclusiva e universal, um presente para o público”, destacou Luca Baroni, curador da exposição e diretor da Rede de Museus da Região Marche Nord, Itália.

Para Álvaro Moura, responsável pela vinda da mostra ao Brasil, a atualidade da obra está na profundidade com que o artista tratava os sentimentos humanos: “Em tempos de velocidade e superficialidade, sua arte convida à pausa, ao silêncio e à reflexão. Séculos depois, Rembrandt ainda fala a todos nós”.

Exposição inédita e gratuita reúne 69 gravuras originais do mestre holandês e inclui recursos de acessibilidade como braile, libras e autorretrato em 3D tátil

Arte acessível e para todos

Além da gratuidade, a exposição foi concebida para democratizar o acesso a um dos maiores nomes da cultura ocidental. Crianças, jovens, estudantes e famílias poderão ter contato com um conjunto raro de gravuras que atravessou séculos e fronteiras.

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, inaugurado em 1922 e restaurado nos anos 1990, abriga o evento em suas instalações históricas no Centro do Rio. Com três andares, elevador panorâmico e o Teatro Correios Léa Garcia, o espaço se consolida como um polo cultural acessível e plural.

Serviço
Exposição: Rembrandt – O mestre da luz e da sombra
Visitação: 24/9 a 8/11 de 2025
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Entrada gratuita | Acessibilidade garantida

*Com informações da Agência Gov