Javier Milei sofre derrota na província de Buenos Aires e vê oposição peronista de Cristina Kirchner ampliar força antes das eleições legislativas na Argentina

Derrota de Javier Milei em Buenos Aires impulsiona peronistas antes das legislativas
Foto: Reprodução ‘X’/Javier Milei

O presidente argentino Javier Milei sofreu um revés contundente neste domingo (8) em uma eleição provincial chave na província de Buenos Aires. O pleito foi visto como um teste decisivo para medir o desempenho do partido La Libertad Avanza nas eleições legislativas do próximo mês.

Vitória peronista na principal província argentina

O partido governista obteve apenas 34% dos votos, ficando atrás da oposição peronista de esquerda, liderada pela ex-presidente Cristina Kirchner, que somou 47% dos votos com a maioria das cédulas apuradas. A diferença foi considerada significativa e reforçou a posição do kirchnerismo no cenário político argentino.

“Se alguém quer começar a reconstruir e avançar, a primeira coisa que deve fazer é aceitar os resultados”, declarou Milei a seus apoiadores na sede do partido após o resultado.

Impacto político e legislativo

Com a vitória, os peronistas consolidam-se como maior bloco no Congresso argentino. Esse peso parlamentar tem sido usado para aprovar medidas de gastos sociais, dificultando os esforços do governo Milei para implementar cortes e equilibrar o orçamento nacional.

Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar, celebrou o resultado ao lado de aliados. Da sacada de sua casa em Buenos Aires, acenou para apoiadores que se reuniram para comemorar a vitória peronista.