Oposição ocupa plenários e volta a pressionar por anistia e impeachment de Moraes
Em protesto coordenado, deputados bolsonaristas voltam a defender anistia para golpistas condenados e atacam o STF

Deputados da oposição bolsonarista voltaram a ocupar o plenário da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (4), em defesa da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A manifestação ocorreu no retorno do recesso parlamentar e, segundo os organizadores, contou com cerca de 40 parlamentares.
Com cartazes, gritos de “anistia já” e faixas pedindo a saída de Moraes, os deputados protestaram por mais de três horas. O grupo pressiona para que a presidência da Casa coloque em pauta o projeto de lei da anistia, travado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e a abertura de processo contra o ministro do STF.
O líder da oposição, deputado Carlos Jordy (PL-RJ), afirmou que não se trata de impunidade. “Não estamos pedindo anistia para quem depredou o patrimônio público, mas para pessoas inocentes que foram presas apenas por estarem em Brasília. A maioria das pessoas que foi presa nem entrou nos prédios”, disse.
A manifestação gerou reações críticas de parlamentares da base do governo e de entidades ligadas aos direitos humanos. A tentativa de aprovar a anistia aos condenados pelo STF e a campanha pelo impeachment de ministros da Suprema Corte têm sido apontadas como parte de uma estratégia para deslegitimar o Judiciário e reescrever a narrativa sobre o golpe frustrado de 2023.
Com informações da Agência Brasil