Filho do ex-presidente tenta sabotar agenda diplomática que busca reverter tarifa de Trump contra o Brasil e agrava crise provocada pelo bolsonarismo

“Trabalho para que não haja diálogo”: os esforços de Eduardo Bolsonaro contra  o Brasil nos EUA
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Enquanto senadores brasileiros cumprem missão oficial para tentar reverter as tarifas impostas por Donald Trump contra produtos nacionais, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) atua abertamente para sabotar as negociações. Em declarações públicas e conversas de bastidor nos Estados Unidos, Eduardo disse estar “trabalhando para que não haja qualquer diálogo” entre os parlamentares brasileiros e autoridades norte-americanas.

A comitiva do Senado, formada por representantes de diferentes partidos, tenta sensibilizar o Congresso dos EUA sobre os impactos do tarifaço de Trump para o comércio bilateral. No entanto, o filho do ex-presidente tenta impedir os encontros diplomáticos e prejudicar a imagem do Brasil no exterior, mesmo diante de uma medida considerada desproporcional e lesiva à indústria nacional.

A atitude do deputado repete a estratégia de isolamento adotada durante o governo Bolsonaro, em que prevalecia o alinhamento automático com figuras da extrema direita americana, em detrimento dos interesses econômicos e diplomáticos do país. Desta vez, a sabotagem ocorre em meio a uma crise comercial que pode afetar milhões de empregos no Brasil.

Missão busca reverter tarifa de 50% imposta por Trump a produtos brasileiros

A delegação de senadores brasileiros viajou aos Estados Unidos para dialogar com parlamentares e representantes do governo norte-americano sobre a sobretaxa de 50% aplicada por Donald Trump a produtos de aço e alumínio do Brasil. A medida, vista como retaliação política, afeta a indústria nacional e já mobiliza entidades empresariais e autoridades brasileiras. Ao agir contra a missão, Eduardo Bolsonaro amplia o desgaste diplomático provocado pelo bolsonarismo no exterior.

 Com informações da CNN e Brasil de Fato