Fundação Perseu Abramo lança novo caderno de formação para militância do PT
Publicação reúne debates sobre desenvolvimento inclusivo na Amazônia e experiências de governos progressistas no México e Uruguai

A Fundação Perseu Abramo acaba de lançar o caderno Realidade brasileira: subsídios para compreender e atuar no cenário político, mais uma publicação voltada à formação política de dirigentes, filiados e militantes do PT. O material traz reflexões sobre os desafios atuais do país e integra uma série de volumes temáticos, iniciada com a edição especial da Teoria e Debate em comemoração aos 45 anos do partido.
Com base nos debates realizados durante o aniversário do PT, a publicação reúne as contribuições da economista Esther Bemerguy, da professora Mercedes Bustamante e do ex-governador Jorge Viana sobre desenvolvimento inclusivo e COP30, com foco na Amazônia. Também estão presentes as análises de Gleisi Hoffmann, Carolina Rangel (Morena/México) e Fernando Pereira (Frente Ampla/Uruguai) sobre os avanços das esquerdas latino-americanas.
Além de resumos analíticos das mesas, o caderno apresenta perguntas do público, respostas dos debatedores e espaço para anotações, promovendo a troca de ideias com a base partidária. “Esse caderno é um convite à ação. Uma ferramenta para aprofundar a elaboração coletiva e fortalecer a unidade de ação”, afirma o presidente da Fundação, Paulo Okamotto.
A publicação está disponível para download no site da Fundação Perseu Abramo.