Todos os livros foram publicados pela editora da instituição e estão disponíveis para download gratuito 

Baixe grátis 4 biografias da esquerda brasileira no site da FPA
Reprodução

Na última quinta-feira, 8 de maio, o sindicalista Luiz Gushiken completaria 75 anos. Década após década, seu legado segue vivo não só na memória dos militantes do PT, mas nas práticas e valores que ajudou a semear. 

Gushiken foi um dos fundadores e presidente do Partido dos Trabalhadores, comandou greves históricas como dirigente sindical e, como ministro-chefe da Secom no governo Lula, renovou a comunicação pública no país, levando diversidade e regionalização às campanhas institucionais.

Dez anos após sua morte, o livro A Nova Ordem Luiz Gushiken recupera sua trajetória através das vozes de 67 autores — entre eles Lula e Dilma —, que narram os caminhos e convicções de um militante essencial à história política do Brasil. Organizado por Fernanda Otero, o livro está disponível no site da Editora FPA e pode ser baixado gratuitamente. 

Biografias editadas pela FPA

Além de uma grande diversidade de livros teóricos, que ajudam a compreender o contexto social e político do Brasil e do mundo, a editora da Fundação Perseu Abramo conta em seu acervo com biografias que podem ser baixadas gratuitamente.

Além de nomes como o do presidente Lula e do ex-ministro Luiz Gushiken, cujas obras já foram divulgadas nas redes sociais da FPA, há também biografias de figuras como a de Jacob Gorender, intelectual baiano e marxista que lutou por uma sociedade mais justa e igualitária. O livro é escrito por Diego Monteiro Gutierrez.

Apesar de não exatamente uma biografia, o livro Rememória apresenta ao leitor o ponto de vista sobre o Brasil de diversos autores, oferecendo um grande panorama social e político do país.

A seguir confira a sinopse destes e outros livros e o link para baixar cada um deles. 

  1. Jacob Gorender, uma vida extraordinária 

\Autor: Diego Monteiro Gutierrez 

Biografia do intelectual baiano, militante comunista e historiador marxista Jacob Gorender (1923-2013). O autor traça um panorama sobre o filho de imigrantes russos judeus que, desde a juventude, se dedicou à luta por uma sociedade mais igualitária e justa, enquanto descreve o período em que Gorender lutou na Itália em meio à Segunda Guerra; a fundação do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e a tortura.

  1. Rememória: Entrevistas sobre o Brasil do século XX

Autores: Ricardo de Azevedo e Flamarion Maués

Livro que reúne entrevistas publicadas nos últimos dez anos pela revista Teoria e Debate, resgatando importantes testemunhos sobre a história dos movimentos sociais no Brasil. Entrevistas com Antonio Candido, Paulo Freire, Goffredo Telles Júnior, D. Pedro Casaldáliga, Betinho, Fúlvio Abramo, Apolonio de Carvalho, Jacob Gorender, Florestan Fernandes, Lélia Abramo, Vladimir Palmeira, entre outros.

  1. Santo Dias – Quando o passado se transforma em História

Autores: Luciana Dias, Jo Azevedo e Nair Benecdito

Santo Dias, desde quando ele deixou a lavoura para integrar-se no exército dos trabalhadores da indústria. Tornou-se referência como um dos mais significativos líderes dos trabalhadores da indústria de São Paulo.

  1. A alegria é uma responsabilidade política, a ginga, a audácia e a urgência de Diogo Sant’Ana 

Autor: Camilo Vanucchi

No futebol e na política, fomos acostumados a narrar a história com base nos grandes feitos e em seus autores. Anotamos o nome de quem fez o gol, mas quase nunca de quem deu o passe. Atribuímos aos governantes a proeza dos grandes projetos, mas raramente sabemos quem deu a ideia e quem a tirou do papel. Diogo de Sant’Ana era do time dos realizadores. Incansável, dono de uma sensibilidade ímpar, o jovem advogado, nascido na periferia de São Paulo e formado pela USP, construiu uma trajetória que, em pouco tempo, inspirou duas gerações de militantes.