Do chão de fábrica à informalidade, obras essenciais explicam a história e os desafios da classe trabalhadora no Brasil

Oito livros para baixar gratuitamente e entender por que o 1º de Maio importa

O mundo do trabalho e a história das lutas da classe trabalhadora estão no centro do 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras. A data marca não só uma comemoração, mas também um convite à memória e à consciência: lembrar que os direitos de hoje foram conquistas de ontem — muitas vezes duramente arrancadas.

Exploração, jornadas exaustivas, salários miseráveis, trabalho infantil, desigualdade de gênero e a busca por reconhecimento sempre fizeram parte da pauta das lutas operárias.

Em julho de 1917, a primeira grande greve geral do Brasil paralisou São Paulo por uma semana, reunindo cerca de 50 mil operários. O país enfrentava carestia, inflação e salários defasados. Greves, então, eram tratadas como caso de polícia. A repressão à greve de 1917 deixou mais de 200 mortos, entre trabalhadores e policiais, segundo documentos do Arquivo do Senado Federal.

A celebração do 1º de Maio começou em 1890, inspirada pelos movimentos operários surgidos na esteira da Revolução Industrial. No Brasil, só foi oficializada em 1924, por decreto do presidente Arthur Bernardes.

Mais do que uma data simbólica, o 1º de Maio é um lembrete: sem o trabalho, o país não anda. E quem move o Brasil merece não apenas reconhecimento, mas condições dignas de vida e políticas de justiça social.

Para alimentar essa reflexão, a Fundação Perseu Abramo disponibiliza gratuitamente livros que reconstroem a história das lutas trabalhistas no Brasil. A coleção inclui relatos de greves, análises sobre informalidade, formação política, questões de gênero e a trajetória de quem saiu da fábrica e chegou à Presidência.

Confira os títulos para este 1º de maio, os autores e baixe gratuitamente:

Lula e a Política da Astúcia: De Metalúrgico a Presidente do Brasil — John D. French

Trajetórias da Informalidade no Brasil Contemporâneo — Léa Marques (org.)

A Classe Operária Tem Dois Sexos: Trabalho, Dominação e Resistência — Elisabeth SouzaLobo

Formação Política para a Nova Classe Trabalhadora — Márcio Pochmann e William Nozaki (orgs.) e vários autores da Fundação Perseu Abramo

Notas para uma História dos Trabalhadores: Contribuição à História da Esquerda Brasileira e Outros Escritos — Marco Aurélio Garcia

100 Anos da Greve Geral: Passado ou Futuro? — Isaías Dalle

Santo Dias: Quando o Passado se Transforma em História — Santo Dias e outros

Uma Revolta Urbana: A Greve Geral de 1917 em São Paulo — Luigi Biondi e Edilene Toledo

Confira galeria com todos os livros sobre o mundo do trabalho disponíveis para download: