A semana no mundo – 28 de janeiro a 3 de fevereiro
Primeiro-Ministro francês, François Bayrou, deve enfrentar novos votos de desconfiança para tentar aprovar orçamento
Há menos de 60 dias no cargo, o político de centro tenta aprovar o orçamento para 2025
![A semana no mundo - 28 de janeiro a 3 de fevereiro A semana no mundo - 28 de janeiro a 3 de fevereiro](https://fpabramo.org.br/focusbrasil/wp-content/uploads/sites/11/2025/02/image-4-1024x576.png)
O Primeiro-Ministro francês François Bayrou vai arriscar seu cargo nesta semana enquanto tenta aprovar o orçamento para 2025. Os votos das duas primeiras moções estão previstos para quarta-feira, 5/02, informa o site Político.
Bayrou utilizou uma medida constitucional, o Artigo 49.3 da Constituição, duas vezes e deve usar a mesma manobra mais duas vezes para aprovar todas as partes restantes do orçamento. Os parlamentares da oposição terão, então, a oportunidade de tentar derrubar o governo pela segunda vez em menos de dois meses, após terem destituído o ex-primeiro-ministro Michel Barnier em dezembro passado devido aos seus planos de gastos.
A estratégia começou na segunda-feira, 3/02, quando Bayrou avançou com parte do orçamento usando uma manobra constitucional que permite ao governo aprovar legislações sem votação, mas que, por outro lado, possibilita que os parlamentares da oposição apresentem moções de desconfiança.
Nomeado por Emmanuel Macron, o líder do partido Movimento Democrático (MoDem) tem alguma popularidade, mesmo entre alguns deputados de extrema-direita do Rassemblement National (RN). Está no cargo há menos de 60 dias e já enfrentou sua primeira moção de desconfiança. Na ocasião, oito deputados socialistas romperam com a orientação do partido e votaram para derrubá-lo.
—
Ilha de Santorini, na Grécia, registra abalos sísmicos e é evacuada
Equipes de emergência foram mobilizadas na ilha grega de Santorini depois que especialistas alertaram para um aumento da atividade sísmica; autoridades organizaram vários voos adicionais entre a ilha e a capital grega, Atenas
![A semana no mundo - 28 de janeiro a 3 de fevereiro A semana no mundo - 28 de janeiro a 3 de fevereiro](https://fpabramo.org.br/focusbrasil/wp-content/uploads/sites/11/2025/02/image-5-1024x691.png)
Centenas de pessoas tentaram abandonar a ilha grega de Santorini de barco nesta segunda-feira, 3/02, após um aumento da atividade sísmica ter suscitado preocupações quanto à possibilidade de um forte terremoto.
As ordens de evacuação foram dadas depois que mais de 280 sismos submarinos foram registrados na região nos últimos três dias, especificamente entre Santorini e a ilha vizinha de Amorgos.
Segundo as autoridades locais, foram registrados seis tremores de magnitude superior a 4 na escala de Richter na manhã de segunda-feira em Santorini, enquanto na ilha de Amorgos foi registrado um tremor de magnitude 4,9.
A frequência dos tremores de terra, que continuaram durante a noite de domingo e na segunda-feira, preocupou os residentes. Foram também tomadas precauções em várias ilhas vizinhas do Mar Egeu.
Santorini, um dos principais destinos turísticos, atrai mais de três milhões de visitantes por ano para suas aldeias pitorescas caiadas de branco, com a maioria dos visitantes chegando através de balsas e navios de cruzeiro.
(do Euronews)
—
Milhares saem às ruas da Alemanha contra extrema-direita
No segundo fim de semana consecutivo milhares de alemães foram às ruas em todo o país para protestar contra a o crescimento da extrema-direita
![A semana no mundo - 28 de janeiro a 3 de fevereiro A semana no mundo - 28 de janeiro a 3 de fevereiro](https://fpabramo.org.br/focusbrasil/wp-content/uploads/sites/11/2025/02/image-6.png)
Dezenas de milhares de pessoas se manifestaram em diversas cidades da Alemanha contra a aliança entre o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) e a União Democrata-Cristã (CDU), partido de ideologia conservadora e situado considerado de centro-direita.
A manifestação teve como lema “Revolta das pessoas decentes – nós somos o firewall!”. O protesto é direcionado principalmente ao CDU, cuja proposta de política de migração mais rigorosa nas fronteiras alemãs recebeu maioria no Bundestag na quarta-feira, 29/01, incluindo os votos da AfD. O CDU figura como o principal favorito às próximas eleições legislativas, marcadas para 23 de fevereiro.
Os protestos atraíram grandes multidões nas cidades de Aaachen, Augsburg, Braunschweig, Bremen, Colónia, Essen, Frankfurt, Hamburgo, Karlsruhe, Leipzig e várias outras cidades mais pequenas. Em Berlin, a polícia estimou cerca de 160.000 pessoas, enquanto os organizadores afirmaram ter 250.000 participantes. A manifestação se estendeu da Coluna da Vitória até a sede do partido CDU.
(do TRT Deutsch)