Livro '’Feminismo e o PT”, da coleção Nalu Faria, teve lançamento concorrido em Brasília durante seminário 
Sergio Silva/FPA

O livro Feminismo e o PT: trajetórias e desafios políticos, da editora da Fundação Perseu Abramo e Hucitec Editora, teve lançamento concorrido no começo na última sexta-feira, 6 de dezembro, em Brasília, durante o seminário nacional organizado pela FPA e pelo PT. 

A obra é uma produção coletiva, organizada pela presidenta do Conselho Curador da FPA e ex-ministra das mulheres, Eleonora Menicucci. O trabalho envolveu nomes de várias militantes e dirigentes do PT. Entre as autoras estão Tatau Godinho, Silmara Cholchão, Fernanda Estima, Maria Luiza da Costa e Vera Soares. O primeiro livro integra a coleção Nalu Faria, uma homenagem da FPA à militante petista e feminista falecida há um ano.

Presente de forma virtual, Eleonora emocionou a plateia em um vídeo onde explica sua ausência por motivos de saúde, além de apresentar a importância da publicação para o Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores.

O lançamento, realizado no estande da FPA, contou com as presenças de autoras, da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, do presidente da FPA, Paulo Okamotto, e Anne Moura, secretária nacional de mulheres do partido. A governadora Fátima Bezerra (RN), vereadoras e deputadas, além de Denise Motta Dau, representando a ministra Cida Gonçalves, e muitas companheiras prestigiaram a publicação.

“No meu partido eu boto fé porque ele é dirigido por mulher” foi o grito das presentes durante a saudação da presidenta Gleisi Hoffmann, que também colaborou com uma das apresentações do livro. A presidenta ressaltou que a presença das mulheres na construção do partido faz do PT mais combativo e preparado para as mudanças que o país necessita.

Os livros se esgotaram rapidamente no lançamento, mas a versão digital está disponível no site da FPA.

Livro '’Feminismo e o PT”, da coleção Nalu Faria, teve lançamento concorrido em Brasília durante seminário 
Sergio Silva/FPA

A obra

Feminismo e o PT é uma construção coletiva, do mesmo modo que a história de luta das mulheres e de um partido nascido das lutas sociais. 

Deve ser constante a batalha contra a desigualdade, os preconceitos, a violência, o patriarcado, o racismo e a exploração na sociedade. 

Na mesma intensidade, deve ser constante a luta por democracia, justiça, participação política, conhecimento e criação de consciência, igualdade das mulheres no mundo do trabalho e na economia, por mudanças sociais indispensáveis nas distintas esferas da vida. Construir essas pautas para o conjunto do partido e no quadro da política do país é um desafio a muitas mãos. 

Neste primeiro volume da Coleção Nalu Faria estão reunidas autoras comprometidas com o feminismo e com o PT. Seus textos represen- tam o bom combate em várias frentes, sempre com a presença no movimento feminista, desde a formação do partido, passando pela Constituinte, campanhas presidenciais de Lula e Dilma Rousseff, chegando até às conquistas e vitórias institucionais que alcançam todas as mulheres brasileiras, como o combate ao feminicídio, a Lei Maria da Penha, e garantias como as leis de proteção ao trabalho e a igualdade salarial. 

A história mostra vitórias importantes, mas ainda temos muito a ser feito. 

A Fundação Perseu Abramo (FPA) e a editora Hucitec se uniram para trazer ao público uma contribuição importante. Além dos textos, vale ressaltar a presença de uma bela pesquisa iconográfica, com imagens históricas que compõem a memória e a história de luta das mulheres. Que tudo possa servir para fortalecer a rebeldia com que as mulheres brasileiras têm sido protagonistas neste caminho de batalhas do presente e do futuro.