Discurso do presidente eleito deve colocar na mira quem está sem documentação no EUA 

230 mil brasileiros ilegais estão na mira de Trump
“Deportação em massa” foi um dos refrões mais populares na Convenção Nacionak do Partido Republicano Foto: Leon Neal/Getty Images)

Henrique Nunes

A eleição de Donald Trump, conquistada com fortes discursos contra a imigração, pode afetar 230 mil brasileiros que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

O número foi apresentado  segundo pesquisa da Research Cente, publicado em julho deste ano, aumento de 30 mil em relação ao ano anterior.

Os Estados Unidos é o país com o maior número de migrantes do Brasil. Dados do Ministério das Relações Exteriores apontam que vivem 1,9 milhão de brasileiros no país. 

Imigrantes não documentados vão sofrer pressão real, dizem especialistas.

Tudo indica que estão sob risco aquelas pessoas que estão morando nos Estados Unidos sem documentos. Exemplos são estrangeiros que entraram no país com visto de turista ou de maneira ilegal, mas estabeleceram residência.

“Hoje há um número de vagas de trabalho disponíveis aqui nos Estados Unidos que não conseguem ser preenchidas por americanos. E a única maneira de preencher essas vagas de trabalho é através do imigrante qualificado”, diz Rodrigo Costa, CEO da Viva América, empresa especializada em imigração de brasileiros aos Estados Unidos, em entrevista ao UOL.

Em 2023, o Brasil foi o 10°país que mais recebeu green cards. Dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA apontam que 28.050 documentos foram emitidos no último ano, o número mais alto na história.