BRICS: Dilma recebe convite para permanecer na presidência do NBD
O presidente russo Vladimir Putin anunciou a proposta de estender o mandato de Dilma Rousseff à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento
O presidente russo Vladimir Putin anunciou a proposta de estender o mandato de Dilma Rousseff à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento. Putin mencionou que, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, seria inconveniente ter uma liderança russa no banco, declarando que não quer transferir os problemas associados à Rússia para as instituições do bloco.
A Rússia é o país que assumirá a presidência no rodízio em julho de 2025, quando se encerra o mandato do Brasil.
O presidente Lula destacou o trabalho realizado por Dilma Rousseff à frente do NBD, que completa dez anos. “Sob a liderança da companheira Dilma Rousseff, o NBD conta atualmente com uma carteira de quase 100 projetos e com financiamentos da ordem de 33 bilhões de dólares”, frisou Lula.
Na cúpula, Dilma Rousseff, que está à frente do Banco desde março de 2023, apoiou a expansão do grupo Brics e a utilização de moedas locais para financiamentos.
Em seu discurso (que pode ser conferido nesta edição) Dilma ressaltou que “a busca pela eliminação da pobreza, o impulso para o desenvolvimento industrial e o combate às mudanças climáticas são prioridades máximas no Sul Global”.
Com informações da Agência Brasil e do Planalto