De junho de 2023 a junho de 2024, os brasileiros já gastaram R$ 68 bilhões em jogos, o que corresponde a 0,62% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. As perdas decorrentes das apostas somam em torno de R$ 24 bilhões.
Bruno Peres/Agência Brasil 

De junho de 2023 a junho de 2024, os brasileiros já gastaram R$ 68 bilhões em jogos, o que corresponde a 0,62% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. As perdas decorrentes das apostas somam em torno de R$ 24 bilhões.

Diante desse cenário, a CNC revisou para baixo a projeção de crescimento do setor varejista em 2024, de 2,2% para 2,1%. A queda é reflexo do impacto negativo decorrente do aumento desenfreado das apostas on-line, que tem comprometido a renda das famílias ao destinar, para jogos de azar, orçamento que seria para compras de alimentos, produtos de higiene pessoal, vestuário etc.

Outra grave consequência das bets sem regulação é que o setor varejista pode ter perda de até R$ 117 bilhões em seu faturamento anual, o que significa redução de até 11,2%, apontou a CNC.

A pesquisa da CNC trouxe mais dados alarmantes. Cerca de 22% da renda disponível das famílias brasileiras foi consumida em apostas no último ano, o que gera o aumento da inadimplência. Na avaliação do economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, as consequências econômicas e sociais do jogo sem controle afeta especialmente as classes mais vulneráveis. Muitos são beneficiários de programas sociais e chefes de família.

“Isso pode agravar ainda mais o ciclo de pobreza e desigualdade, já que muitos estão utilizando recursos essenciais para apostar”, reforça Tavares, ao afirmar que o público jovem e de baixa renda é o mais impactado.”

As apostas, que inicialmente parecem uma forma de entretenimento, acabam comprometendo uma parte considerável do orçamento, resultando na inadimplência e na redução do consumo de bens essenciais”, afirmou o economista ao Portal do Comércio.

PL quer neutralizar efeitos do jogo compulsivo

Para por um fim à farra das bets, a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, apresentou o projeto de lei 3524/2024 proibindo publicidade e marketing de casas de apostas online. Elas foram legalizadas em 2018 e, desde então, praticam publicidade ostensiva nas mídias digitais, rádios e tvs. Por isso, seu crescimento é exponencial, como também os lucros de quem comanda as plataformas e os prejuízos e ruína pessoal e famílias dos jogadores.

“A nosso ver, a vedação das ações de comunicação, publicidade e marketing relacionadas às loterias de apostas de quota fixa é essencial para reduzir a exposição da população a conteúdos que podem induzir ao comportamento de risco”, explicou Gleisi na justificativa do projeto de lei que quer neutralizar os efeitos do jogo compulsivo, com consumo consciente e socialmente responsável.

O projeto de lei prevê ainda a limitação de promoções que incentivem novas apostas por meio de bônus e vantagens, gerando ambiente seguro e responsável, e responsabilizar as plataformas de internet e provedores de conexão. Eles ficarão passíveis da exigência de bloqueio e remoção de conteúdos relacionados à publicidade de apostas, após notificação das autoridades.

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