Eleonora Menicucci é eleita presidenta do Conselho Curador da FPA. A ex-ministra de Políticas Públicas para as Mulheres assume cargo importante na fundação

Uma lutadora na Perseu Abramo
A ministra-chefe da Secretaria Especial de PolÌtica para as Mulheres de Dilma Rousseff, Eleonora Menicucci, em entrevista ao Porem.net. Foto: Gibran Mendes

A socióloga Eleonora Menicucci foi eleita, em 4 de agosto, a nova presidenta do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo. A eleição aconteceu durante reunião do conselho, que, além dos debates sobre o futuro da instituição e suas tarefas mais urgentes e necessárias, também atualizou sua composição.

Eleonora Menicucci é uma intelectual feminista, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora titular de saúde coletiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).  Entre 2012 e 2015, foi ministra de Políticas Públicas pelas Mulheres, no primeiro mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff.

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT-PB) e José Zunga também passam a integrar o corpo de conselheiros. O Conselho Curador é órgão composto por 21 membros designados pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores.

Cabe ao conselho não apenas as tarefas de fiscalização, de aprovação das contas, do orçamento e do plano de trabalho anuais, mas também as de decisão em todas as questões importantes. Inclusive aquelas relativas a eventuais alterações do estatuto ou do patrimônio da instituição.

O conselho também trata de definir as linhas gerais de trabalho e a contribuição para o desenvolvimento das atividades da FPA por meio da avaliação crítica dos projetos em andamento e de sugestões para novas iniciativas. Para as discussões e cumprimentos dessas atribuições, o conselho se reúne em reuniões ordinárias trimestrais.