A semana na história – 3 a 9 de Junho
6 de junho de 1977 – Estudantes da UnB desafiam o regime e ditadura invade o campus
Em junho de 1977, o então reitor da Universidade de Brasília (UnB), capitão-de-mar-e-guerra José Carlos Azevedo, pede a invasão do campus universitário, efetuada pela Polícia Militar e os fuzileiros navais. Agentes do Serviço Nacional de Informações são infiltrados como falsos estudantes para espionar o movimento. A universidade, que era considerada um centro de resistência ao regime, já havia sofrido três invasões desde o Golpe de 1964.
A greve estudantil, deflagrada em abril daquele ano, continuou sob o lema “põe o capitão na rua”. Parlamentares de oposição, a igreja católica, a Ordem dos Advogados do Brasil e outras organizações da sociedade se solidarizam com os estudantes. A ocupação durou três meses. Dezenas de estudantes foram presos e processados com base na Lei de Segurança Nacional, 64 foram suspensos e 34, expulsos.
Durante o período de ocupação, em setembro, um encontro nacional de estudantes na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo também terminou em invasão policial, fortalecendo a luta dos estudantes para recriar a União Nacional dos Estudantes. Embora derrotada, a greve da UnB foi um marco na ressurreição do movimento estudantil, que mais tarde recuperou seu protagonismo na luta pela democracia.
5 de junho de 1921 – Nasce a estilista Zuzu Angel
Em 5 de junho de 1921, nasce no interior de Minas Gerais Zuleika de Souza Netto, a Zuzu Angel. Ela foi uma estilista famosa por suas criações com motivos brasileiros, que também faziam sucesso nos Estados Unidos. Casada com o norte-americano Norman Angel Jones, teve dois filhos: Hildegard, que viria a se tornar jornalista influente, e Stuart Edgar, estudante que militou no Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).
Preso pela ditadura em 1971, Stuart foi torturado até a morte por agentes do Centro de Informações da Aeronáutica e declarado desaparecido. Inconformada com o silêncio sobre a morte do filho, Zuzu Angel iniciou uma corajosa campanha de denúncia dentro e fora do país.
Em 1976, ela morreu num acidente de carro no Rio de Janeiro. De acordo com a versão oficial, teria dormido ao volante. A estilista havia deixado uma declaração, escrita um ano antes, na qual alertava: “Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho”. Investigações posteriores à redemocratização deixaram claro que se tratou de um atentado.
4 de junho de 2007 – Transposição do S. Francisco sai do papel
Uma obra imaginada ainda em séculos passados começou a ganhar forma em 4 de junho de 2007. Nesse dia, o Batalhão de Engenharia do Exército iniciou as obras de construção do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Assim, começa a ser alterado o curso de pequena parte da vazão do rio, o que tornaria perene mais de mil quilômetros de cursos d’água na região do semi-árido.
A prioridade dada pelo presidente Lula ao projeto se explicava pelos longos períodos de estiagem no Nordeste, que concentra 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade hídrica do país. A transposição cumpre o objetivo de garantir a segurança hídrica a 12 milhões de habitantes da região, em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
O projeto do São Francisco se conjugou a outras ações de convivência com a seca, como a construção de adutoras e abdutoras no Piauí, na Paraíba e em Alagoas, o Eixão e Cinturão das Águas, no Ceará, e o Programa Um Milhão de Cisternas, em todo o semiárido. Tudo realizado ainda nos governos Lula.
Parte do Programa de Aceleração de Crescimento, o projeto do São Francisco se tornou a maior obra de infraestrutura no país. Apesar dos esforços em fazer parecer que a transposição é obra de governos posteriores, Lula e Dilma Rousseff foram responsáveis pela execução de 88% das obras do empreendimento.
Outras datas históricas:
07/06/1902: Nasce Roberto Morena, que se tornaria dirigente sindical, parlamentar e militante do Partido Comunista Brasileiro;
06/06/1910: Nasce a artista e militante política Patrícia Rehder Galvão (Pagu).
09/06/1917: Nasce em Alexandria, no Egito, o historiador marxista Eric J. Hobsbawm, um dos mais influentes intelectuais do século 20.
08/06/1952: Nasce Paulo Jackson Vilasboas, que posteriormente seria deputado estadual da Bahia pelo Partido dos Trabalhadores.
07/06/1986: Ocorre o Massacre de Leme, chacina ocasionada pela truculência da Polícia Militar aos trabalhadores em greve na cidade de Leme, interior de São Paulo.
09/06/2004: O governo Lula cria o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e o Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos.