De um lado da disputa pelo governo do estado, um velho representante da oligarquia conservadora: ACM Neto, herdeiro do carlismo. Do outro, um filho do povo, engenheiro agrônomo e professor universitário. Saiba quem é o candidato das forças populares na terra de todos os santos

 

As eleições de 2022 no estado da Bahia se revestem de uma situação peculiar. De um lado, o representante fiel do espírito da casa grande, o empresário baiano ACM Neto, herdeiro da pior tradição da elite soteropolitana e da oligarquia carlista. Do outro lado está um filho do povo, o engenheiro agrônomomo Jerônimo Rodrigues.

Negro, professor licenciado, Jerônimo foi indicado ao governo por unanimidade pelo PT da Bahia e as forças progressistas e populares da terra de Dorival Caymmi, João Gilberto, Jorge Amado, Glauber Rocha, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Parceiro do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner, Jerônimo encabeça o bloco de forças que exitosamente vem governando a Bahia desde 2006.

Nascido em Aiquara, no território de identidade do Médio Rio de Contas, Jerônimo tem 57 anos, é engenheiro, gestor público e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Considerado homem de confiança de Rui Costa, ele foi secretário estadual do Desenvolvimento Rural, entre 2015 e 2019, e da Educação, de 2019 a março de 2022. Deixou o governo há um mês para concorrer ao governo do Estado. Ele foi escolhido pelo partido em decisão unânime deliberada em reunião da Executiva Estadual do PT em 11 de março.

Na Secretaria de Educação, ele foi responsável pela criação de diversos programas de assistência estudantil, como o Bolsa Presença, que garante auxílio mensal de pelo menos R$ 150 para famílias de estudantes da rede estadual de ensino. Jerônimo também deu início ao maior programa de infraestutura escolar em execução no Brasil, cujo investimento ultrapassa R$ 3,5 bilhões.

Antes da Secretaria de Educação, ele foi o titular da pasta de Desenvolvimento Rural, cargo que assumiu após coordenar o programa de governo de Rui Costa, nas eleições de 2014. O sucesso no comando da secretaria levou Jerônimo à coordenação geral da campanha que garantiu a reeleição de Rui, em 2018. “Conheci a Bahia trabalhando pelos baianos e baianas. Vou continuar cuidando da nossa gente, levando o trabalho do governo a todas as regiões do estado”, diz.

Jerônimo já havia comprovado sua eficiência na gestão pública durante passagem pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele foi secretário nacional do Desenvolvimento Territorial e secretário-executivo do Programa Pró-Territórios. Na gestão de Jaques Wagner, atuou como assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia.

Filho do agricultor familiar Zeferino Rodrigues e da costureira Maria Cerqueira, o petista tem uma história de vida marcada pelo trabalho e pela superação de dificuldades. Nascido no pequeno distrito de Palmeirinha, teve que deixar os pais ainda na infância para estudar em Jequié, onde morou com as irmãs. Ele e os oito irmãos nasceram em casa, com o auxílio de uma parteira, e tiveram vida muito simples na comunidade localizada nas proximidades do Rio de Contas.

Após concluir o ensino médio em Jequié, Jerônimo precisou mudar de cidade para dar continuidade aos estudos e realizar o sonho de ingressar na universidade. Em Salvador, preparou-se para o vestibular e, após aprovação, migrou para Cruz das Almas para cursar Engenharia Agrônoma na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi no curso de Agronomia, que Jerônimo conheceu a esposa Tatiana Velloso, com quem teve o único filho, João Gabriel, de 20 anos.

Em Feira de Santana, por meio de concurso público, Jerônimo se tornou professor efetivo da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde lecionou nos cursos de Ciências Econômicas, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Geografia.

Na pós-graduação, suas atividades estiveram voltadas para disciplinas como Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade, Mercado de Capitais e Metodologia do Ensino Científico. “Sempre enfrentei meus desafios com muito trabalho, persistência e coragem”, conta. “Foi desta forma que superei as dificuldades que a vida impôs. Junto com Lula, vamos trabalhar para superar o desafio de reconstruir o Brasil e continuar trabalhando por toda a Bahia”. •