Associated Press lança nos EUA livro sobre a derrubada de Dilma

“A queda de Dilma: o impeachment da primeira mulher presidente do Brasil e o caminho para a chegada ao poder da extrema-direita de Jair Bolsonaro”, o livro que ganhou lançamento global da Associated Press, narra a destituição de Dilma Rousseff, que muitos observadores citam como a causa raiz dos maiores problemas que assolam hoje a maior nação da América Latina.

Por meio de entrevistas, incluindo a própria Dilma, e uma pesquisa profunda, além da experiência pessoal cobrindo o impeachment em 2016, o correspondente Mauricio Savarese e o ex-chefe da AP no Brasil Peter Prengaman apresentam um exame detalhado e essencial deste período crítico da história do Brasil. 

O livro descreve a ascensão e queda de Dilma, a ex-guerrilheira que se tornou presidente, mostrando como a traição, a sede de poder de ex-aliados, os problemas com a economia e as dificuldades na política alimentaram o afastamento de uma presidenta eleita democraticamente com base em acusações de má gestão do orçamento.  

“Dilma’s Downfall” — edição em língua inglesa e já à venda no site da Amazon —  fornece uma perspectiva para entender as divisões políticas no Brasil e a crise agravada pela pandemia da Covid. “Cada capítulo é um vislumbre da complexa cultura política de um dos países mais racialmente diversificados e famosos do mundo”, diz o diretor da AP, Peter Costanzo.

Savarese e Prengaman descrevem as personalidades dos principais jogadores do impeachment, incluindo o vice Michel Temer, acusado de liderar a ofensiva para destituir a presidenta, e detalham como o processo assegurou espaço para a ascensão do presidente Jair Bolsonaro, na época um deputado marginal da extrema direita nacional.

“Escrevemos para o público estrangeiro principalmente porque pesou o fato de que aconteceram tantas coisas naquele processo que queríamos colocar uma certa ordem para contar o que aconteceu a um público que não lê sobre o Brasil diariamente“, explica Maurício Savarese.

Ele diz que contar a história do processo de impeachment ao público estrangeiro pareceu importante para explicar o que aconteceu com o Brasil. “E também a descrever um pouco da cultura política do país por meio dos personagens principais”.