Morreu no sábado, 24, o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antônio Raupp, aos 83 anos. De acordo com a família, ele faleceu por insuficiência respiratória aguda, decorrente de um tumor cerebral. Raupp foi ministro no governo Dilma.

Antes disso, ele já havia sido diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Em São José dos Campos, Raupp participou da criação e implantação do Parque Tecnológico, o qual dirigia atualmente.

A ex-presidenta Dilma Rousseff divulgou nota: “O Brasil perde um de seus cientistas mais talentosos e inovadores com a morte de Marco Antônio Raupp. Ele criou a Embrapii, a Agência Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial”.

“Marco Antônio Raupp é um orgulho para o nosso país, sobretudo num momento em que os cientistas brasileiros lutam e resistem a um governo negacionista que despreza a ciência”, destacou Dilma.

O presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, também lamentou a morte do professor. “É uma grande perda para a ciência e para a democracia”, lembrou.