Pelo segundo ano consecutivo, as centrais sindicais farão o ato do Dia Internacional do Trabalhador em formato virtual. No momento em que o Brasil atinge quase 400 mil mortos por Covid-19, o tema do 1° de Maio é Pela Vida: Democracia, Emprego e Vacina para Todos. CUT, Força, UGT, CTB, CSB, NCST, CGTB, Intersindical e Pública farão o 1º de Maio Unitário das centrais sindicais em live transmitida, a partir das 14h, pela TVT, a TV do Trabalhadores, além dos canais no Youtube e redes sociais do movimento sindical.

O diferencial deste ano será a presença dos presidentes das centrais em estúdio, de onde farão os discursos. O programa será ancorado pela cantora, compositora e apresentadora Ellen Oléria, que comanda o Estação Plural, na TV Brasil. Também no estúdio, a atriz, cantora e multi-instrumentista paraibana Lucy Alves fará a apresentação artística que encerrará o 1º de Maio Unitário das Centrais Sindicais.

O ato tem previsão de três horas de duração com falas dos dirigentes sindicais das nove centrais. Os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso, além de parlamentares e líderes partidários e de movimentos sociais, bem como de entidades sindicais internacionais e representantes de diferentes religiões, participarão do 1º de Maio.

Nacional e diverso, o ato terá a presença do youtuber Spartacus ao professor e filósofo Sílvio Almeida. As falas de líderes sindicais, políticos e sociais serão intercaladas por apresentações e depoimentos de artistas sobre o tema. Elza Soares, Chico César, Tereza Cristina, Delacruz, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Aíla, Bia Ferreira e Doralyce, Fábio Assunção, Osmar Prado, entre outros estarão na live do 1M2021.