19 de abril, dia da resistência dos povos indígenas
Por Anne Moura
O Brasil tem atualmente 305 povos, com 274 línguas diferentes. A terra é mãe, os rios e toda a natureza são sagrados para os povos indígenas e têm seus encantados ‘espíritos protetores’. A preservação da floresta é essencial, é a vida dos povos indígenas e a garantia da sobrevivência do planeta.
É extremamente doloroso ver a pandemia do coronavírus que se espalha rapidamente e que já matou mais de 1 mil indígenas, decorrente da falta de um plano de governo que assista esses povos vulneráveis.
Os povos originários nunca foram prioridade. O país ainda tem uma grande população indígena, mas em vez de aprender com os nossos ancestrais, repete os mesmo erros, roubando seus territórios, destruindo e matando em troca de minérios, madeira e da degradação do meio ambiente.
Até quando continuará esse massacre?
Os verdadeiros guardiões da florestas brasileiras são os povos indígenas.
A data de 19 de Abril é um dia para se refletir: “O que queremos para nosso futuro?”
Secretária Nacional de Mulheres do PT