Dos documentários internacionais às biografias publicadas no Brasil, a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva é contada em produções que registram sua prisão, militância e ascensão à Presidência

Lula 80 anos: das telas aos livros, a biografia do presidente narrada no Brasil e no mundo
Reprodução

Aos 80 anos, completados nesta segunda-feira, 28 de outubro, o homem Luiz Inácio Lula da Silva reafirma sua condição de personagem histórico e símbolo cultural do Brasil contemporâneo e se posiciona cada vez mais como um personagem histórico da política brasileira, o presidente Lula. 

De menino retirante de Garanhuns (PE) a líder sindical do ABC Paulista, e depois presidente eleito três vezes, Lula não apenas marcou a política nacional — tornou-se um dos raros líderes mundiais cuja trajetória foi documentada em livros, filmes e séries que ultrapassam fronteiras.

Sua história — de resistência, ascensão social e enfrentamento ao poder — inspirou uma ampla produção artística e intelectual. Biografias de autores brasileiros e estrangeiros, documentários premiados e produções de ficção nas telas reconstituem capítulos que vão das greves operárias de 1979 à prisão política em 2018, passando pelas caravanas pelo país e a reconstrução do projeto político que o levou novamente ao Planalto em 2022.

Entre o mito e o personagem histórico, Lula é hoje um tema que atravessa a cultura brasileira. Seus discursos, imagens e gestos se tornaram parte da memória coletiva — e essa presença é mantida viva por uma extensa produção audiovisual e literária que o retrata sob diferentes perspectivas: política, humana e simbólica.

Documentários internacionais

Lula 80 anos: das telas aos livros, a biografia do presidente narrada no Brasil e no mundo
O cineasta Oliver Stone e o presidente Lula. O documentário Lula (2024), foi exibido no Festival de Canne Foto: Ricardo Stuckert

O mais recente documentário sobre Lula, dirigido pelo premiado cineasta norte-americano Oliver Stone, estreou no Festival de Cannes de 2024. Intitulado simplesmente Lula (2024), o filme narra o período que vai da prisão política na Lava Jato, em 2018, até a eleição à Presidência da República, em 2022.

Segundo o Instituto Lula, Stone destacou que “o conceito de perseguição judicial se expandiu por todo o mundo e tem sido usado para fins políticos, como uma arma. Foi o que fizeram com Lula”. O documentário teve três exibições especiais durante o festival francês.

Outra produção internacional de destaque é Democracia em Vertigem (2019), da cineasta Petra Costa, disponível na Netflix. O filme acompanha os protestos de junho de 2013, o impeachment de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a eleição de Jair Bolsonaro. A obra foi indicada ao Oscar em 2020.

Biografia nas telas 

Lula 80 anos: das telas aos livros, a biografia do presidente narrada no Brasil e no mundo
O elenco do filme Lula, o Filho do Brasil (2009), de Fábio Barreto, que narra a infância e o início da trajetória política do líder sindical Foto: Divulgação/Globo Filmes

A trajetória de Lula inspirou vários documentários, entre eles:

Diário de Campanha (2002), de João Moreira Salles;

Intervalo Clandestino (2006), de Eryk Rocha; e

Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, que traça um painel do Brasil das greves operárias de 1979 e 1980 até a primeira eleição de Lula.

No Brasil, um dos filmes mais emblemáticos é Entreatos (2004), também de João Moreira Salles, disponível no Globoplay

O documentário acompanha Lula durante 32 dias da campanha presidencial de 2002, mostrando bastidores de reuniões, debates e comícios até sua vitória nas urnas.

Lula, o Filho do Brasil (2009), dirigido por Fábio Barreto, é a cinebiografia que narra a trajetória do presidente desde a infância no interior de Pernambuco até a militância sindical em São Paulo. O longa, também disponível no Globoplay, foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de 2010.

Biografias

“Lula” (2021, Companhia das Letras), de Fernando Morais

Lula 80 anos: das telas aos livros, a biografia do presidente narrada no Brasil e no mundo
Capa da biografia Lula (2021), de Fernando Morais — primeiro volume lançado pela Companhia das Letras, com traduções em diversos idiomas Foto: Divulgação

A aguardada biografia escrita por Fernando Morais foi lançada em 2021. O primeiro volume já foi traduzido para diversos idiomas, incluindo o chinês, e o segundo deve ser lançado em breve.

Lula e a política da astúcia: de metalúrgico a presidente do Brasil” (2021, Fundação Perseu Abramo / Expressão Popular), de John D. French

Outra obra fundamental é a biografia do historiador norte-americano John D. French. O autor adota uma abordagem que rejeita narrativas excessivamente individualistas e enfatiza “as relações sociais, políticas e culturais que permitiram a Luiz Inácio se tornar a liderança política que é”, conforme destaca a publicação da Fundação.

Segundo French, a trajetória de Lula representa “a insurgência massiva de trabalhadores que emergiu na indústria metalúrgica do ABC, um fenômeno que transformou não apenas a vida de um homem, mas a história de um país”.

Plataformas de streaming

Além das já mencionadas Netflix e Globoplay, outras plataformas oferecem produções relevantes:

Looke: ABC da Greve (1979), documentário de Leon Hirszman que retrata as greves na região do ABC Paulista.

Mubi: O Processo (2018), de Maria Augusta Ramos, que reproduz o processo político que levou ao impeachment de Dilma Rousseff.

Outras publicações

Querido Lula (2020, Boitempo): coletânea de cartas enviadas ao ex-presidente durante seu período de encarceramento, revelando a profunda conexão entre o líder e o povo.

Lula Livro (2018, Boitempo): reúne produções e manifestos contra a prisão de Lula.

Lula, um operário na presidência (1989, Rocco), de Frei Betto: descreve o início da trajetória sindical de Lula, a fundação da CUT e do PT, e suas primeiras campanhas presidenciais.

Lula, o metalúrgico: anatomia de uma liderança (1981, Paz e Terra), de Mário Morel: um dos primeiros registros sobre a ascensão política do então líder sindical.