Mobilização internacional: Brasileiros no exterior organizam atos em defesa da democracia
Foto: Instagram/Núcleo do PT em Paris

Brasileiras e brasileiros dentro e fora do país se uniram neste 21 de setembro em defesa da democracia, em sintonia com as manifestações que lotaram as ruas de todas as capitais no Brasil. No mesmo dia em que milhares ocuparam avenidas e praças contra a anistia a golpistas e a PEC da Blindagem, comunidades no exterior também levantaram suas vozes para reforçar que a luta pela justiça e pela soberania não conhece fronteiras.

“Que nossas vozes ecoem além das fronteiras, a democracia brasileira não está sozinha”, dizia o chamado do grupo Brasileiros Emigrados.

Em Lisboa, ocorreu um ato espontâneo com a hashtag #SemAnistiaParaGolpistas, que contou com a presença da militância petista e apoiadores em defesa da democracia e da soberania brasileira.

Na capital francesa, brasileiras e brasileiros se reuniram no Square Marielle Franco, espaço batizado em homenagem à vereadora assassinada no Rio de Janeiro durante a intervenção federal, comandada por Braga Netto. O local foi escolhido como símbolo de resistência.

Cristina Cambas, moradora de Paris desde a década de 1970, destacou a importância da mobilização popular como ferramenta de pressão política, citando Ulisses Guimarães: “a única coisa que o político teme é o povo na rua”. Para ela, os atos realizados em todas as capitais do Brasil inspiraram a comunidade no exterior.



O evento em Paris não se restringiu ao Núcleo do PT: também participaram grupos como Leitoras de Paulo Freire e Memória da Resistência na França, além de brasileiros que estavam de passagem pela cidade e se juntaram ao protesto ao saber do ato.

Além de Lisboa e Paris, houve registros de manifestações em outros países, como Inglaterra, Japão e Estados Unidos.

Na Alemanha, em Berlim, o líder da Banda Baiana System, Russo Passapusso, que está em turnê pela Europa, participou do ato e deixou um recado: Sem Anistia.

Russo Passapusso em Berlim, no domingo, 21. Vídeo: Maria de Lourdes Hawlistschek

Os brasileiros no exterior também organizaram um abaixo-assinado internacional em defesa da democracia, traduzido em espanhol e inglês, aberto a adesões de cidadãos de todo o mundo.

Mobilização internacional: Brasileiros no exterior organizam atos em defesa da democracia