Com início previsto para 25 de setembro, a programação prevê 14 aulas expositivas que apresentam a economia solidária como estratégia geradora de autonomia econômica e social

Curso de economia solidária está com inscrições abertas
Foto: Reprodução

O Setorial Nacional de Economia Solidária do PT e a Fundação Perseu Abramo (FPA) realizam o curso “Outra Economia: economia solidária – estratégias de mobilização e engajamento”, que busca oferecer subsídios para a construção coletiva de conhecimentos, identidades e estratégias para a Economia Solidária, dando ênfase à sua trajetória, sua interface com o conceito de desenvolvimento endógeno, de base local e territorial. 

Para participar, basta fazer a inscrição neste neste link.  

\Com início previsto para 25 de setembro, a programação prevê 14 aulas expositivas e conta com a participação de professores, educadores populares e militantes, entre eles Tatiane Valente, Vera Machado, Fábio Sanchez, Gilberto Carvalho e Lidiane Freire. As aulas terão duração média de 15 minutos e ficarão disponíveis na plataforma de EAD da Fundação Perseu Abramo.

Segundo o diretor de Formação da FPA, Jorge Bittar, o curso tem como objetivos ampliar o conhecimento da militância petista e simpatizantes no processo de constituição da Economia Solidária. 

“A proposta é abordar sua forma de organização e frentes de luta, além de retomar o potencial de organização para a transformação da realidade sociopolítica e econômica”, afirma.

O curso é voltado a lideranças de empreendedores, ativistas da economia da cultura e feminista,  conselheiros e conselheiras de economia solidária, povos e comunidades tradicionais, ativistas da economia criativa, catadores de materiais recicláveis e  gestores de políticas públicas.

Ao longo da formação, a Economia Solidária será apresentada  como estratégia geradora de autonomia econômica e social, por meio do fomento a organizações autogestionárias de trabalhadores e trabalhadoras, tendo a coletividade, cooperação, respeito e solidariedade como princípios norteadores do processo de organização, das relações entre os sujeitos, bem como sua sintonia com a natureza, consolidando vínculos sociais para a construção do Bem Viver.