ComunicaBR já soma 1,2 milhão de acessos; plataforma apública mostra repasses do governo a estados e municípios
Ferramenta lançada pelo governo Lula permite consultar dados sobre saúde, educação, benefícios sociais e obras, ampliando a transparência da aplicação de recursos públicos
O governo federal lançou uma nova versão do ComunicaBR, plataforma digital que reúne dados sobre programas e repasses da União em estados e municípios.

A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) em parceria com a Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação, já registrou mais de 1,2 milhão de acessos em pouco mais de 50 dias.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o alcance da iniciativa como instrumento de transparência ativa. “Você quer saber o que o Governo Federal faz em São Paulo? Em Quixeramobim? Entra no site que você vai saber”, afirmou.
Como funciona
A plataforma organiza informações em formato de cards visuais, que podem ser baixados e compartilhados em redes sociais. É possível consultar dados nacionais, estaduais ou municipais nas áreas de saúde, educação, gestão, agricultura, entre outras. O sistema também oferece relatórios consolidados com exportação em PDF.
Números recentes
Lançado em dezembro de 2023, a pedido do presidente Lula, o ComunicaBR teve mais de 700 mil acessos no primeiro mês. Até o início de fevereiro de 2024, alcançou 1,2 milhão de consultas, com média de 22,6 mil acessos por dia.
Relatórios da plataforma mostram, por exemplo, que entre janeiro e maio de 2024 o município de Quixeramobim (CE)recebeu R$ 107,75 milhões em repasses federais e R$ 150 milhões em benefícios sociais como Bolsa Família, BPC, Auxílio Gás e Seguro-Desemprego.
O que dizem as autoridades
O presidente Lula usou o exemplo de Quixeramobim para ilustrar a utilidade da ferramenta:
“Quando eu chegar lá em Quixeramobim eu vou entrar no ComunicaBR e vou dizer quantos médicos tem lá do Governo Federal, quantos agentes de saúde, quantas pessoas recebem BPC, quantas pessoas têm no Bolsa Família, quantas obras existem lá, quanto dinheiro federal tem aplicado. Tudo. Tudo.”
Transparência e desafios
O governo avalia o elevado número de acessos como sinal de interesse da população em acompanhar a aplicação de recursos públicos. Especialistas em transparência, contudo, apontam que a plataforma ainda precisa avançar em aspectos como velocidade de acesso e profundidade das informações, sobretudo no uso via dispositivos móveis.