Hands Off: Protestos contra Trump tomam as ruas dos EUA
50 protestos em 50 estados e um movimento: #50501 é o nome do movimento que tem tomado as ruas dos Estados Unidos da América contra a administração de Donald Trump

No sábado, 5 de abril, milhares de pessoas foram às ruas para protestar contra a administração de Donald Trump e as ações de Elon Musk. A mobilização, chamada Hands Off, foi acompanhada por grupos como a Marcha das Mulheres, Nenhuma Voz Silenciada e Construindo Resistência. Mais de 1.400 eventos foram registrados nos EUA, além de atos em Londres, Paris e Berlim.
Em Washington, entre 60 e 100 mil pessoas participaram dos atos. Em Nova York, a multidão ocupou 20 quarteirões da 5ª Avenida. Em Boston, manifestantes traziam cartazes contra as políticas de imigração que já resultaram em prisões e processos de deportação de estudantes universitários.
Saiba o que é o Hands Off
Uma iniciativa do #50501, o Hands Off é o movimento que “traz a determinação da classe trabalhadora estadunidense em se opor à deterioração das instituições democráticas e das liberdades civis, defendendo o Estado de Direito diante das crescentes ameaças de plutocratas”, segundo destaca o site da organização.
O movimento começou no dia 5 de fevereiro de 2025, organizando protestos em todo os EUA. Os primeiros eventos, que ocorreram de forma descentralizada, surgiram como uma resposta “às ações antidemocráticas e ilegais da administração Trump e de seus aliados plutocratas”.
A proposta de realizar 50 protestos em 50 estados em um único dia rapidamente se espalhou pelas redes sociais, com apoio de nomes como Michael Moore. Uma agenda de mobilizações está disponível.