Comissão também cria subcomissão para acompanhar preparativos da COP 30, reforçando papel do Brasil no debate climático global

Meio Ambiente em pauta: Senado discutirá metas para 2025 e COP 30 com Marina Silva
Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente – Foto: Reprodução

A Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA) aprovou, nesta terça-feira (11/3), um requerimento do senador Fabiano Contarato (PT-ES) para convidar a ministra Marina Silva a apresentar as metas e prioridades do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para 2025. O colegiado também deu aval à criação de uma subcomissão temporária que acompanhará os preparativos da COP 30, conferência climática da ONU que será realizada em Belém (PA), em novembro.

Presidente da CMA, Contarato destacou que a presença da ministra será uma oportunidade essencial para esclarecer os avanços da política ambiental e os desafios do setor. “O Ministério tem colocado o meio ambiente como uma de suas principais prioridades, especialmente no fortalecimento da política ambiental e na transição para uma economia de baixo carbono”, afirmou.

A subcomissão da COP 30 foi proposta pela senadora Leila Barros (PDT-DF) e subscrita pelo senador Beto Faro (PT-PA). O grupo contará com sete membros titulares e sete suplentes e terá um prazo de 300 dias para monitorar aspectos como infraestrutura, logística e planejamento da conferência. “Estamos muito próximos da COP 30, um momento fundamental para o Brasil e para o mundo no debate climático”, ressaltou Beto Faro.

O evento ganhará ainda mais relevância diante do alerta da presidência da COP, que divulgou uma carta convocando um “mutirão global” contra as mudanças climáticas. O documento, assinado pelo embaixador André Corrêa do Lago, destaca que 2024 foi o ano mais quente da história e alerta para a urgência de medidas globais para mitigar os impactos do aquecimento global.