Encontro Nacional reúne mais de 22 mil gestores para ampliar parcerias com o Governo Federal

Prefeituras terão acesso direto a ministérios e recursos federais, afirma Lula
O presidente reforçou que o evento é uma grande oportunidade para prefeitos e prefeitas conhecerem programas e ações do Governo Federal. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da colaboração entre municípios e União durante a abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, nesta terça-feira (11). Com mais de 22 mil participantes, o evento busca fortalecer parcerias e garantir investimentos federais para os municípios.

“A prefeitura é um alicerce para que a União dê certo. Esse país só será desenvolvido se a cidade for desenvolvida. Não há estado rico com cidade pobre”, afirmou Lula.

O evento, que ocorre até quinta-feira (13), reúne 3.110 prefeitos e 560 vice-prefeitos de mais de 3.200 municípios. Além de apresentar programas e ações federais, o encontro permite que gestores acessem diretamente 38 ministérios, bancos públicos e órgãos como FNDE, Ibama, Iphan, Receita Federal e Correios.

Parcerias e acesso direto a recursos

A programação inclui painéis sobre desenvolvimento social, sustentabilidade, inovação e cidades inteligentes. O objetivo é capacitar prefeitos e equipes técnicas para facilitar a captação de recursos federais e aprimorar a gestão municipal.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, destacou a diversidade do encontro:

“Aqui está o Brasil. Municípios de todas as características, de todas as regiões, de todos os matizes políticos”.

Já o vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou a importância do pacto federativo, enquanto o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, classificou o evento como um marco na relação entre governo e municípios.

Diálogo sem intermediários

Além do Executivo, o encontro contou com a presença dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Ambos destacaram o papel fundamental dos municípios na implementação de políticas públicas e na aproximação do governo com a população.

O presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary Vanazzi, afirmou que a iniciativa demonstra o compromisso do governo federal com as cidades:

“Esse encontro é o maior sinal de que o governo Lula tem compromisso com o pacto federativo”.

Com informações do Planalto.