Com a posse de Sidônio Palmeira como ministro da Secom, o governo Lula reforça seu compromisso de enfrentar a propagação de fake news e garantir que a verdade chegue a todos os cantos do Brasil, promovendo a informação como um direito fundamental para a democracia

Redação Focus Brasil

Sidônio Palmeira chega para combater a desinformação e modernizar a comunicação do governo Lula
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse, no dia 14 de janeiro de 2025, a Sidônio Palmeira como novo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). O publicitário, que teve papel central na comunicação da campanha presidencial de 2022, agora assume um dos maiores desafios da gestão: enfrentar a disseminação de desinformação nas redes sociais e aprimorar a comunicação pública do governo federal.

Sidônio Palmeira chegou para combater uma das maiores ameaças à democracia e à coesão social na atualidade: as mentiras contadas como verdade, chamadas de fake news. A crescente propagação de informações falsas nas plataformas digitais têm minado a confiança nas instituições, gerado divisões sociais e alimentado discursos de ódio. Em seu discurso de posse, o novo ministro destacou que a mentira nas redes sociais “manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade”, um problema que ele considera como “cortina de fumaça” criada por radicais de direita para obscurecer a verdade e desinformar a população.

O presidente Lula, ao anunciar a posse de Sidônio, reafirmou a importância da comunicação como ferramenta para promover a justiça social e o acesso à informação, especialmente em tempos de grande polarização. “A comunicação é fundamental para que possamos continuar a melhorar a vida das famílias brasileiras e garantir que todos tenham acesso às informações corretas sobre os serviços e políticas públicas”, declarou o presidente.

Sidônio Palmeira, por sua vez, trouxe uma abordagem renovadora para a Secom, destacando a publicidade não apenas como uma ferramenta de marketing, mas como um serviço essencial para a educação e o bem-estar da sociedade. “As mães e os pais precisam saber que chegou vacina no posto. O garoto que está na escola precisa saber que existe o Pé-de-Meia. A jovem precisa saber que o governo fornece absorvente para proteger a dignidade dela”, exemplificou, ressaltando como a comunicação pública deve atuar de maneira pragmática e inclusiva, atendendo às necessidades básicas da população.

Em discurso, Sidônio classificou de “cortina de fumaça” a desinformação promovida pelos radicais de direita e teceu duras críticas à reorientação da política de conteúdos da Meta depois da eleição do magnata republicano Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. “Medidas como as anunciadas recentemente pela Meta são ruins, porque afrontam os direitos fundamentais e a soberania nacional”, afirmou. Na avaliação do novo chefe da Secom, a mentira nos ambientes digitais “manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade”. 

“Esse movimento aprofunda o negacionismo, a xenofobia e as violências raciais e de gênero. Promove um revisionismo histórico, sob a regência do charlatanismo político, que promete prosperidade imediata e pavimenta a cultura do ódio, do cancelamento e do individualismo”, condenou Sidônio.

Defesa da liberdade de expressão e da verdade

Além de combater a indústria de mentiras, Sidônio também abordou a questão da liberdade de expressão, um valor fundamental que ele pretende defender com vigor. No entanto, ele destacou que a liberdade não pode ser confundida com a liberdade de disseminar mentiras, que, segundo ele, têm um impacto negativo direto nas decisões políticas e na vida cotidiana das pessoas. “A verdade, por mais lenta que pareça, é o único antídoto contra a velocidade da mentira”, afirmou o ministro, enfatizando que a comunicação do governo será cada vez mais voltada para o esclarecimento e o combate às distorções nas informações.

Com um olhar voltado para a modernização da Secom, Sidônio Palmeira também afirmou que sua gestão será marcada pela integração das diversas agências e veículos de comunicação do governo federal. “A nossa missão é mostrar os feitos do governo, alinhando a comunicação de todos os ministérios, com diretrizes claras e estratégias compartilhadas. A transparência e a verdade serão as nossas maiores aliadas”, destacou, reforçando que o governo de Lula tem o compromisso de se comunicar de maneira mais eficiente com todos os brasileiros.

O combate à desinformação como prioridade

A luta contra a desinformação será uma das prioridades de Sidônio à frente da Secom, mas o ministro também afirmou que a comunicação não pode ser reduzida a uma questão de governo. “Essa não é apenas uma questão de governo, é uma questão da nação, é uma questão do mundo”, afirmou, reforçando que a desinformação transcende fronteiras e é um desafio global, reconhecido até pela ONU como uma questão de direitos humanos.

O novo ministro também lembrou que a reorientação das políticas de comunicação é necessária para garantir que os avanços conquistados pelo governo nos últimos anos sejam percebidos pela população. “O Brasil vive uma nova realidade. Nos últimos dois anos, arrumamos a casa, melhoramos os indicadores econômicos, aumentamos o respeito internacional e retiramos milhões de brasileiros da pobreza”, disse Sidônio, lembrando que esses feitos nem sempre são compreendidos pela sociedade, especialmente em meio à onda de desinformação.

Sidônio e a luta pela verdade

Sidônio Palmeira assume a Secom com um vasto conhecimento do cenário político e das estratégias de comunicação necessárias para um governo de transformação. Sua experiência como publicitário e sua atuação na campanha de 2022 são um trunfo para o desafio de reverter os efeitos da desinformação, um tema que, para ele, é central para o fortalecimento da democracia e o avanço social.

“Vamos mostrar os feitos do governo e garantir que as mentiras sejam combatidas com a força da verdade”, declarou o novo ministro, deixando claro que a Secom será uma das frentes mais importantes para consolidar os avanços do governo Lula no combate à desinformação e no fortalecimento da comunicação pública no Brasil.

Assim, Sidônio chega à Secom com a missão clara de transformar a comunicação em um instrumento de justiça social, verdade e educação, essenciais para o fortalecimento da democracia no Brasil. A luta contra as fake news será a espinha dorsal de sua gestão, e ele está determinado a enfrentar as forças que buscam obscurecer a realidade e dividir a sociedade. A verdade, afinal, será a principal aliada do governo neste novo momento do Brasil.