Ao longo de 2024, a Fundação Perseu Abramo realizou diversas atividades presenciais e online para contribuir com uma formação política para mudar a sociedade

Diretoria da FPA faz avaliação das atividades do ano e aponta desafios para 2025
Abertura do Seminário Nacional PT e FPA em Brasília – Foto: Sergio Silva/FPA

Com o entendimento de uma realidade política complexa, com instabilidade mundial no pós-crise da globalização e um cenário nacional onde o diálogo ampliado na sociedade permanece como desafio, a Fundação Perseu Abramo faz um balanço sobre suas atividades ao longo do ano e projeta sua atuação perante os principais desafios do próximo período. Nesse sentido, saiba o que pensam os diretores da FPA:

Paulo Okamotto

Diretoria da FPA faz avaliação das atividades do ano e aponta desafios para 2025

Precisamos discutir melhor sobre como podemos contribuir com as lutas sociais e como podemos fazer para que o Partido também reflita quais são as práticas políticas que fazem com que o PT seja reconhecido pela vanguarda do povo brasileiro e dos militantes que atuam no movimento social. Após a eleição da direção do PT, esperamos que a direção discuta o papel das suas instâncias, inclusive da Fundação Perseu Abramo, sobre as renovações necessárias do Estatuto, assim como a governança e a sua missão, fazendo com que tenhamos mais foco em nossos objetivos para os próximos anos. Sobre os temas mais gerais, vamos buscar aprofundar as discussões estratégicas que compõem o nosso projeto nacional como: melhorar e ampliar o sistema de educação; fortalecer a nossa democracia; o aperfeiçoamento do sistema político brasileiro; o financiamento partidário brasileiro; a questão do clima e transição energética; os gargalos e soluções do desenvolvimento nacional; a proposição de Nova Indústria Brasileira; os desafios do combate à pobreza e miséria, entre outros.

Brenno Almeida 

A Fundação Perseu Abramo segue aprofundando sua atuação junto à base do PT, oferecendo iniciativas que buscam aprimorar a influência dos quadros do Partido na sociedade. Após o exitoso trabalho realizado pelos NAPPs na elaboração do Plano de Reconstrução do Brasil, os núcleos desenvolveram um robusto conjunto de diretrizes para contribuir na formulação dos planos de governo e das plataformas legislativas dos candidatos do PT nas eleições deste ano. As atividades de mentoria realizadas ao longo da campanha aproximaram ainda mais a FPA do trabalho militante dessa base tão dedicada. O Seminário “A Realidade Brasileira e os Desafios do PT” é uma iniciativa que simboliza esta transição de ano que estamos celebrando. As etapas do Seminário se estenderão ao longo do ano, promovendo debates sobre temas essenciais ao aprimoramento do discurso do Partido e ao fortalecimento de sua relação com o povo brasileiro. Além disso, por ocasião do PED, a Fundação vai mobilizar debates sobre o PT, refletindo sobre sua importância para a democracia brasileira e seu papel no fortalecimento de um projeto de socialismo que una diferentes perspectivas sobre a realidade, em prol da construção de uma causa comum.

Mônica Valente 

Diretoria da FPA faz avaliação das atividades do ano e aponta desafios para 2025

O trabalho da FPA neste ano de 2024 foi muito intenso e colado nas necessidades do nosso Partido, como deve ser o trabalho de uma Fundação Partidária. Ajudar a analisar a realidade com estudos e pesquisas, ajudar a formular propostas para a superação dos desafios do Partido e do Governo, realizar formação de nossos militantes , foi isso que fizemos em 2024. Para o ano de 2025, todas as tarefas  estarão voltadas para o processo de renovação de nossas direções partidárias, que,  pelo nosso estatuto, são eleitas pelo voto direto de nossos filiados de alto a baixo, e para o Encontro Nacional, momento especial de definição da estratégia partidária para o país”.

Alberto Cantalice

Diretoria da FPA faz avaliação das atividades do ano e aponta desafios para 2025

A Fundação Perseu Abramo, neste ano, realizou uma série de atividades temáticas para contribuir com a construção programática do PT. O êxito do Seminário, conjunto com o Partido realizado no início do mês, coroa os êxitos dessa atuação. A FPA ajudou a calibrar o enfrentamento do PT à extrema direita e, em 2025, avançaremos mais no entendimento de várias questões: da cultura ao mundo do trabalho, da religiosidade à segurança pública; nas pautas progressistas, no antirracismo e na luta das mulheres.

Elen Coutinho

Diretoria da FPA faz avaliação das atividades do ano e aponta desafios para 2025

A FPA encerra 2024 após cumprir um papel junto ao PT na formação política, na disputa pela memória e na luta sobre o Brasil que queremos. Em 2025, o desafio da FPA é ajudar o Partido a atualizar seu programa, com vistas a um Brasil mais justo e comprometido com a ampliação da cidadania para o povo. O momento político exige reflexões profundas sobre a luta anticapitalista, a democracia e a garantia de melhores condições de vida para a população. A Fundação é um espaço estratégico para fomentar esse debate. Seguiremos firmes na missão de fazer do PT um horizonte de esperança para o Brasil.

Carlos Henrique Árabe  

Diretoria da FPA faz avaliação das atividades do ano e aponta desafios para 2025

Mais um ano de contribuições da FPA ao partido e à construção da democracia. Os desafios para 2025 e 2026 são enormes. Podemos vencê-los com coerência de valores e programa. As áreas que coordeno, Editora e Pesquisas, desenvolveram trabalhos que contribuem para uma cultura socialista democrática. Seguimos.

Naiara Raiol

Diretoria da FPA faz avaliação das atividades do ano e aponta desafios para 2025

Em 2024, a Fundação Perseu Abramo se destacou na formação política de dirigentes e filiados do PT, com ações focadas na valorização do território amazônico. Entre as iniciativas, os debates preparatórios para a COP 30 discutiram mudanças climáticas e políticas ambientais. O movimento Seres e Saberes reuniu políticos e especialistas para fortalecer o bem viver amazônico e a transição ecológica justa. Já o NAPP Amazônia foi criado para debater o desenvolvimento regional. Em 2025, a Fundação expandirá suas atividades pela Amazônia, promovendo uso sustentável dos recursos naturais para combater a fome, gerar empregos e fortalecer a educação.

Valter Pomar

Diretoria da FPA faz avaliação das atividades do ano e aponta desafios para 2025

Faço uma avaliação crítica sobre nosso trabalho na FPA. Fazemos atividades importantes. Mas o PT e a FPA não estão dando conta de enfrentar a batalha de ideias na sociedade e a formação da militância. Na sociedade, predominam e vem crescendo ideias extremamente reacionárias e ultraliberais, que penetram inclusive na esquerda. Na militância o déficit de formação segue imenso. Isto decorre, em parte, das deficiências do PT e da FPA. No caso da FPA, nosso trabalho é disperso e de qualidade inferior à necessária. E não é por falta de recursos. Espero que em 2025 comecemos a superar esta situação.

Alexandre Macedo de Oliveira 

Diretoria da FPA faz avaliação das atividades do ano e aponta desafios para 2025
Foto: Sérgio Silva.

Em 2024, a ENFPT deu continuidade ao Projeto ‘Nova Primavera’, alinhado ao compromisso do PT com o fortalecimento da democracia e a defesa das conquistas do governo Lula. O projeto engajou mais de 5 mil participantes, que participaram de oficinas nacionais online e em plenárias estaduais. A inovação do ano foi o destaque às ações territoriais, com mais de mil atividades realizadas e cerca de 300 relatos coletados de todo o Brasil. Outro marco foi o curso de dirigentes do PT, iniciado em 2023 e intensificado em 2024, com dirigentes ativos em 12 estados, promovendo mobilização eleitoral focada no planejamento de campanhas e estratégias digitais. Além disso, iniciativas como o curso ‘Fé, Política e Democracia’ fortaleceram a reflexão sobre o papel da espiritualidade na construção de um país democrático. Para 2025, o desafio será ampliar a escuta com a militância, descentralizar a formação e fortalecer ações que potencializem os mandatos e a construção de um Brasil mais justo e democrático, em sintonia com o projeto de transformação liderado por Lula.

Jorge Bittar

Diretoria da FPA faz avaliação das atividades do ano e aponta desafios para 2025

A FPA tem exercido com qualidade o seu papel de organismo partidário de estudos, pesquisas, acervo de memória e formação política, dentre outros. Neste período histórico, marcado por crise do capitalismo, revolução tecnológica, hipertrofia dos mercados financeiros, concentração de renda e riqueza, precarização do mercado de trabalho, ataques à democracia e a direitos humanos fundamentais, nosso empenho tem sido redobrado em analisar esse quadro e fornecer ao partido, esquerda e sociedade elementos de análise e sugestões de caminhos para construir transformações sociais e ambientais que apontem para um Brasil e um mundo com mais igualdade. O fato de sermos o principal partido do governo federal nos motiva a enfrentar com clareza e determinação esse desafio e oferecer ao governo e à sociedade análises, estudos e proposições. Nosso diálogo e a cooperação com outras fundações de estudos e pesquisas, com movimentos sociais, assim como na área de cooperação internacional tem se intensificado. Para 2025, o planejamento da FPA prevê não apenas o fortalecimento das diretrizes e ações que marcaram o ano de 2024, mas também uma atividade mais intensa do Centro de Altos Estudos e dos NAPPs.