Amparo Brabant

Tensões populares e incertezas: esse é o resultado da ambição de Macron, por Amparo Brabant
Rémi Jouan/Wikimedia Commons

Atualmente a situação política e econômica da França é considerada como delicada pelos especialistas. A expectativa é geral, mas poucas pessoas acreditam na capacidade estratégica do Presidente Macron para achar uma solução sem fazer alianças. O grande problema, é que os partidos também estão divididos. Infelizmente os objetivos pessoais se tornaram mais importantes que a união das forças democráticas. Os possíveis candidatos à Presidência querem a demissão de Macron e a realização de eleições antecipadas.

A queda do primeiro-ministro Michel Barnier e da quarta Ministra Nacional da Educação em 2024, Anne Genetet, não desanimou os professores. Assim, na quinta-feira, 5 de dezembro, mobilizaram-se 65% dos professores do ensino fundamental e 53% do ensino secundário (fonte da Federação Sindical Unitária – FSU), para protestar contra a deterioração das condições de trabalho e salários, como parte de um movimento que abrange toda a função pública.

No ensino superior, a situação financeira das Universidades é insustentável: cortes orçamentais e aumento das contribuições das universidades para o fundo de pensões dos funcionários públicos, anunciados para 2025. Os reitores das universidades, indignados com a situação, organizaram um dia de intensa mobilização, em toda a França, na terça-feira, 3 de dezembro. O tema da mobilização foi: “Dia da Universidade Morta”. Alguns locais, como a Universidade de Lille, fecharam as portas. Outros locais fizeram manifestações durante todo o dia.

Estas mobilizações vão além da área da educação. Todas as áreas do setor público estão afetadas. Percebe-se que existe um sistema em funcionamento de desconstrução e enfraquecimento generalizado dos serviços públicos na França.

Diante disto, precisamos continuar lutando com muita força pelo interesse coletivo e por um serviço público de qualidade.

*Maria do Amparo Melo Brabant é funcionária pública, responsável por projetos transversais na Universidade de Lille, na França