O pouso e os sinais de uma nova primavera, por Brenno Almeida
“As belezas naturais de Olinda e a força do seu povo continuam firmes na construção de uma primavera inclusiva, próspera e feliz. Como já dizia o poeta: “Eu já escuto os teus sinais.”
Era mais de 19h45 do domingo, 6 de outubro, quando a aeronave que me trazia do Recife pousou na capital paulista, dando início a mais uma semana de trabalho na Fundação Perseu Abramo. Sem internet durante o voo, passei três intermináveis horas ansioso pela apuração dos votos do primeiro turno das eleições municipais deste ano.
Assim que tocamos o solo, ativei o celular e, enquanto a aeronave taxiava na pista do aeroporto, fui tomado pela mesma alegria que me invadira dois anos antes. O PT repetiu o feito daquele ano, consolidando-se como o partido mais votado nas eleições majoritárias de Olinda, em Pernambuco, minha cidade natal.
Em 2022, o presidente Lula e a senadora Teresa Leitão alcançaram os maiores percentuais de votos no primeiro turno, com 57,02% e 46,77%, respectivamente. Este ano, o candidato do PT à prefeitura, Vinícius Castello, manteve essa tradição, liderando o primeiro turno com 38,75% dos votos.
Na eleição para a Câmara de Vereadores, a mais antiga em atividade no país, o PT garantiu sua cadeira com uma votação histórica: Eugênia Lima foi a segunda vereadora mais votada da cidade, conquistando 7.110 votos – a maior votação já recebida por uma mulher no legislativo municipal.
As mulheres do PT desempenharam um papel fundamental na chapa da Federação Brasil da Esperança, defendendo causas sociais e humanitárias. As suplentes eleitas também se destacaram:
•Rafaela Crispim (Conselheira Tutelar) – 2.174 votos, 1ª suplente da Federação
•Rhayanne Almeida (Rhayanne Representa) – 1.272 votos, suplente
•Iolanda Silva (Ex-presidente municipal do PT) – 872 votos, suplente
Eleito em 2020 como o vereador mais jovem da cidade, Vinícius fez história com uma campanha inovadora, conectada à linguagem contemporânea e à pluralidade social. Sua vitória ampliou a visibilidade de grupos marginalizados e marcou o início de um mandato comprometido com a defesa dos direitos sociais e com a participação ativa da sociedade civil organizada.
Entre suas iniciativas mais relevantes estão a Renda Básica Municipal, o Estatuto da Liberdade Religiosa, o Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas e o Dia Municipal de Combate ao Racismo e Genocídio Contra Crianças e Adolescentes Negros. Vinícius também se destacou na valorização da cultura local, apoiando agremiações carnavalescas e defendendo os servidores públicos. Sua atuação foi amplamente articulada com movimentos sociais e forças progressistas, o que lhe rendeu, em março deste ano, a indicação unânime do diretório municipal para disputar a prefeitura.
Com a campanha nas ruas, Vinícius tem levado sua mensagem de esperança a todos os cantos da cidade, propondo políticas públicas que resgatem da invisibilidade milhares de olindenses. Nos bairros mais desassistidos, sua promessa é restaurar a dignidade de quem luta por serviços básicos. A campanha também denuncia a crise na preservação do patrimônio histórico e artístico da cidade, tombado pela UNESCO em 1982, e a falta de diálogo com os fazedores de cultura em um dos maiores polos carnavalescos do Brasil.
Para reverter esse cenário, Vinícius tem mobilizado lideranças, militantes, artistas e trabalhadores de diversos setores. Sua campanha tem atraído pessoas que estavam desiludidas com a política local e que agora encontram, nas ideias e nas cores do PT, um motivo para vestir vermelho, levantar bandeiras e lutar por direitos.
As belezas naturais de Olinda e a força do seu povo continuam firmes na construção de uma primavera inclusiva, próspera e feliz. Como já dizia o poeta: “Eu já escuto os teus sinais.”
Brenno Almeida, atual vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, é economista e especialista em Planejamento e Gestão Pública e Desenvolvimento Regional