Uma colagem de duas fotos de mulheres brancas de cabelo curto e sorrindo, Marília Campos à esquerda e Margarida Salomão à direita
REELEITAS – Marília Campos e Margarida Salomão e foram reeleitas para as prefeituras de Contagem e Juiz de Fora , respectivamente, em Minas Gerais

O resultado das eleições municipais realizadas no último domingo (6) mostram que as mulheres do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras seguem presentes em todo o Brasil. Entre prefeitas, vereadoras e vices, foram eleitas 876 companheiras. No quadro geral, Brasil teve 9% mais prefeitas eleitas no primeiro turno

O que começou como palavras de esperançar um outro futuro, hoje é um passo real e firme rumo a uma outra realidade: “Dias mulheres virão!”. Aos poucos, as notícias melhoram. Neste ano, o Brasil elegeu, no último domingo 43 prefeitas petistas, além de outras 60 petistas que foram eleitas vice-prefeitas. Margarida Salomão e Marília Campos foram reeleitas para as prefeituras de Juiz de Fora e Contagem, respectivamente, em Minas Gerais.

O estado que conta com mais prefeitas do PT é o Piauí com 11, seguido por Bahia com 9, Minas Gerais com 7 e Ceará com 6. Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm duas prefeituras do PT; Tocantins e Maranhão fecham a lista com uma prefeitura cada. Com o resultado, cerca de 2.305.022 de pessoas serão governadas por mulheres do PT.

A presidenta da legenda, Gleisi Hoffmann, comentou o desempenho do partido e agradeceu a todas as candidatas: “Quero saudar todos os companheiros e companheiras que participaram desse processo eleitoral. Dizer que estamos animados nas disputas de segundo turno, e que vamos estar firmes e fortes para ter o melhor resultado no dia 27 de outubro. Muito obrigada à nossa militância e muito obrigada aos nossos candidatos e às nossas candidatas, que foram mais uma vez à luta. Quero agradecer principalmente aos nossos candidatos a vereadores e vereadoras. Vamos renovar as nossas câmaras municipais com muitos jovens, mulheres e pretas. Isso mostra o vigor do PT.”

Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT, destacou que é fundamental reconhecer o papel essencial que as mulheres desempenharam no processo. “A presença das mulheres na política não se trata apenas de números. Quando as mulheres estão em posições de poder, elas promovem políticas que investem mais em saúde, educação e direitos humanos. As mulheres que se candidataram representam a esperança de uma nova política, onde as pautas de gênero, diversidade e sustentabilidade são prioridade. As companheiras que estão nas disputas para as prefeituras e câmaras municipais têm a responsabilidade de levar adiante as políticas que protejam a vida das pessoas e o nosso meio ambiente. Desejamos boa sorte e sucesso para as nossas companheiras que foram eleitas.”

Nas redes sociais, Marília Campos celebrou o resultado e agradeceu o apoio dos eleitores e da militância: “É com imensa gratidão que venho agradecer a cada um de vocês. Fui eleita prefeita de Contagem pela quarta vez com 188.228 votos, representando 60,68% do total. Este resultado expressivo me fez ser reconhecida como a prefeita mais votada do Brasil. Ser a prefeita mais votada do país não é apenas uma conquista pessoal, mas uma vitória de todos nós, que acreditamos em uma cidade mais justa e próspera. Esse voto de confiança renova minha responsabilidade de continuar trabalhando muito por cada um de vocês, com o compromisso de transformar Contagem em um lugar melhor para se trabalhar e viver. Agradeço por acreditarem no nosso projeto e por, mais uma vez, me darem a oportunidade de seguir ao lado de vocês, construindo uma Contagem que cuida de todos. Juntos, vamos continuar fazendo história!”

A também reeleita para a governar Juiz de Fora, Margarida Salomão, celebrou a vitória em primeiro turno: “Florescemos, mais uma vez! Com alegria, recebemos a notícia de nossa eleição em primeiro turno. Resultado que coroa quatro anos de pleno exercício da democracia, de diálogo com o povo, de realizações para Juiz de Fora. Que venham mais quatro anos disso! Com alegria, com esperança, com futuro. Tudo o que nosso povo merece!”

Mulheres do PT no segundo turno

Além disso, as deputadas federais Maria do Rosário (PT-RS) e Natália Bonavides (PT-RN) estão no segundo turno para as disputas de Porto Alegre e Natal.

Rosário destacou a importância da união nestas próximas três semanas até a realização do segundo turno: “Agradeço os mais de 182 mil votos de confiança que recebemos neste 1° turno, e convido a ti que não votou, para te somar a esta unidade de esperança, amor por Porto Alegre. Somos milhares e acreditamos que junto contigo nos tornamos ainda mais fortes para tornar Porto Alegre a cidade que queremos, justa, igualitária, de todos os bairros e todas as pessoas. Vamos dialogar muito, principalmente com você que pensa diferente da gente, mas que acredita, confia na mudança. Seguimos, unidos! É hora de somar, é hora de mudar!”

“Estamos no segundo turno e tudo isso se deve principalmente a vocês, que tiveram esperança e enxergaram na nossa candidatura mudança que nossa cidade tanto sonha e precisa!”, celebrou Bonavides.

Mulheres do PT nas vereanças

Para a próxima legislatura, as câmaras municipais contarão com 773 vereadoras do PT. Dessas, 385 são brancas, 370 negras, 8 indígenas e 5 não informaram. Os estados que elegeram mais mulheres petistas para as câmaras municipais foram Piauí com 126; Ceará com 107; Rio Grande do Sul com 104; Minas Gerais com 97 e Bahia com 80.

As vereadoras mais votadas do partido em capitais são Karla Coser na cidade de Vitória; Teca Nelma em Maceió; Carla Ayres em Florianópolis; Luna Zarattini em São Paulo; Brisa em Natal; Liana Cirne no Recife; Tainá de Paula no Rio de Janeiro; Luiza Ribeiro em Campo Grande; Kátia em Goiânia; e Marta Rodrigues em Salvador.

Importante destacar também que das eleitas, há 18 mulheres que se declaram lésbicas e 15 como bissexuais.

Mulheres trans eleitas

O PT também levou para Câmaras Municipais candidaturas de mulheres trans: Filipa Brunelli, em Araraquara; Isabelly Carvalho, em Limeira; Regininha, em Rio Grande; Natasha Ferreira, em Porto Alegre; Co-Vereadora Bruna do Há Braços de Luta, em Piranguinho.

Com Redação do Elas por Elas

`