A parlamentar e ex-secretária de Educação de Minas Gerais aceitou o convite feito pelo presidente Lula na tarde de segunda-feira (9)

Repercussão: reações e elogios à nomeação de Macaé Evaristo
Reprodução/Divulgação

Os senadores do PT usaram as redes sociais para elogiar a escolha da nova ministra da pasta dos Direitos Humanos, a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG). 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), Paulo Paim (PT-RS), destacou que Macaé Evaristo “tem histórico de defesa dos vulneráveis, da igualdade racial, das diversidades e da dignidade humana, além de ser uma promotora da educação”.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) classificou como “histórica” a escolha de Macaé Evaristo para o cargo. “Sua escolha representa um avanço significativo para a pauta dos direitos humanos e da igualdade racial no Brasil”, disse.

Presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), o senador Humberto Costa (PT-PE), lembrou o fato de Macaé Evaristo ter “uma trajetória de luta em defesa da defesa da educação e do povo mais pobre desse país”.

Fabiano Contarato (PT-ES) também exaltou a experiência de Macaé Evaristo na defesa dos direitos humanos e seus trabalhos com políticas de inclusão e defesa das populações mais vulneráveis.

Presidenta do PT saúda nova ministra

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), desejou sucesso à nova ministra e afirmou que o presidente Lula nomeia para o Ministério dos Direitos Humanos “uma mulher negra, combativa, com história de lutas e realizações na defesa da educação e dos direitos humanos, das crianças e adolescentes”.

Bancada do PT na Câmara também comemorou indicação

A indicação de Macaé Evaristo também foi muito bem recebida pela Bancada do PT na Câmara. Os deputados petistas desejaram sucesso à nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em mensagens pela rede social Bluesky, os parlamentares exaltaram a trajetória da nova ministra na defesa da educação e de bandeiras ligadas aos direitos humanos e também afirmaram que isso a credencia para ocupar o novo posto na Esplanada dos Ministérios.

A deputada federal Benedita da Silva também comemorou a indicação, em resposta à Focus Brasil.

“Fiquei muito feliz com a indicação de Macaé Evaristo para o Ministério dos Direitos Humanos, pois a caminhada dela representa luta em defesa dos movimentos sociais, habilidade política, como parlamentar, e experiência administrativa na área da educação”, disse a deputada.

Mais reações

Procurado pela Focus, o sociólogo, atual Diretor de Administração da Empresa Gestora de Ativos do Ministério da Fazenda, elogiou a escolhida por Lula.

“Uma pessoa que tem uma trajetória de sucesso na gestão pública”, afirmou. “Passou a vida inteira comprometida com a base que estabelece os direitos humanos e a vida das pessoas mais vulneráveis da sociedade brasileira”.

À redação, a deputada estadual Laura Sito (PT-RS), disse ser amiga de Macaé e estar feliz com sua indicação, apesar do contexto.

“Fiquei muito feliz com a indicação da Macaé, minha amiga”, contou Laura. “Eu fiquei feliz, apesar de todo o contexto, tão delicado, de que tenhamos a substituição com alguém tão capaz. Tenho certeza de que será uma excelente ministra, que representa o movimento social negro”.

Respondendo à Focus, Janaina Barbosa, Secretária Nacional LGBT do PT, também comemorou a indicação de Macaé Evaristo por Lula.

“Um importante passo dado pelo Presidente Lula”, afirmou. “Não somente por ser uma mulher negra e petista que conhece a realidade do povo, mas por ser alguém que tem um histórico de compromisso com as populações mais vulneráveis. Para além de sua experiência na gestão pública e legislativa, esse legado histórico demonstra a importância deste ministério e o quanto é fundamental sua indicação para o diálogo participativo com os movimentos sociais”, expressou a secretária.