Time de Mentoria tem feito a diferença na construção das candidaturas petistas
Ação da FPA presta atendimento online com especialistas de diversas áreas a quem pretende disputar as Eleições Municipais
Desde o início de julho, centenas de pré-candidatos e candidatas do PT de todo o Brasil ganharam um providencial auxílio para elaborarem os seus programas de governo e afinarem seus discursos antes do pleito. Às vésperas das Eleições Municipais, marcadas para o mês de outubro, o Time de Mentoria da Fundação Perseu Abramo já foi acionado quase 200 vezes para tirar dúvidas sobre as mais diversas áreas de quase 100 pré-candidatos e candidatas.
Uma delas é Ubaldina Aparecida Souza Campos, professora aposentada que irá disputar uma vaga no Legislativo de Igarapé (MG). “Eu resolvi procurar o time de mentoria para ter mais acesso aos temas que farão parte das minhas bandeiras e para saber qual a melhor forma de levantar a bandeira do PT”, resumiu.
O processo para chegar até o time de mentoria é bem fácil: basta acessar o whatsapp aqui.. Feito isso, é preciso se apresentar e dizer quais são as dúvidas que pretende esclarecer. “Foi super rápido. Já no primeiro contato fui redirecionada para os especialistas que poderiam falar sobre temas como pautas das mulheres e dos idosos. Eu fiquei encantadíssima com o cuidado que as pessoas tiveram comigo”.
Uma das mentoras que atenderam Ubaldina foi Maria do Carmo Guido, responsável pela área da Pessoa Idosa. “Este é um tema que, infelizmente, ainda não está presente nos programas e discursos de todos os candidatos. Mas é uma pauta que pode agregar valor na campanha, porque grande parte dos cuidados aos idosos está ligado ao SUS. Então os municípios podem pensar em propostas que contem com aporte federal”.
Além de ensinar, Maria do Carmo diz que também aprendeu com os candidatos e candidatas por “me apresentarem realidades bastante diferentes e a contribuírem com novas visões e demandas sobre políticas para as pessoas idosas”.
Proposta bem sucedida
Para o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto, a criação do Time de Mentoria, elaborado pelos Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas, endossa o compromisso da instituição em oferecer respaldo técnico e teórico para as candidaturas petistas, tanto para o Executivo quanto para o Legislativo.
“A mentoria é uma forma de apoiar os candidatos e candidatas que têm alguma dúvida quanto à formulação de seus programas, às causas que levantarão durante o processo eleitoral e também sobre áreas importantes da campanha, como a comunicação. Os candidatos que participaram até agora elogiaram esta colaboração que nós só conseguimos graças aos militantes que atuam nos nossos Napps”.