Além da crise climática, governo precisa enfrentar a crise da desinformação

Chuvas: fake news se aproveitam da tragédia

Não chega a ser um espanto que, em meio a mais uma tragédia, a extrema-direita recorra às fake news para desestabilizar o governo federal e mentir para a população. Foi assim na pandemia e tem sido assim também no desastre ambiental que afunda o Rio Grande do Sul em crise sem precedentes.

Tanto figuras anônimas quanto lideranças públicas da oposição se aproveitaram da tragédia para gerar ainda mais medo e pânico nas vítimas. As mentiras vão desde um PIX supostamente criado para dar golpe em quem queria colaborar com campanhas de arrecadação até a invenção estapafúrdia de gastos de Lula com o show da Madonna que aconteceu no Rio de Janeiro no sábado, 4. 

Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula, ficou atônito com a fantasiosa informação. “[Estou] perplexo com a quantidade de mentiras, com a quantidade de fake news, com a desinformação e com os vídeos que estão circulando tentando criar uma narrativa mentirosa, de uma ligação do show da Madonna com a tragédia do Rio Grande do Sul”, declarou o ministro. 

Outra fake news citada por Pimenta tenta emplacar a tese de que um posto da Receita Federal estava impedindo que donativos chegassem ao estado. “É algo lamentável, precisamos alertar a população”, continuou. Numa contagem parcial até o dia 6 de maio, havia ao menos uma dúzia de notícias desmentidas por agências de checagem, todas elas com repercussão astronômica em redes sociais e grupos de WhatsApp. 

Ainda que a resposta para desmentir essas e outras mentiras espalhadas nos últimos dias tenha sido rápida, o estrago já havia sido feito. O combate à desinformação ainda exige atenção redobrada de quem está na linha de frente para acolher a população. Como tem sido praxe, os propagadores de notícias falsas não sairão impunes. “Então, chega de mentira, gente, chega de fake news. Vamos denunciar essas pessoas que não merecem o nosso respeito. Pelo menos em respeito às famílias das pessoas que morreram, vocês podem parar de mentir”, avisou Pimenta.