Em visita ao país, Lula mantém agenda de unificação sul-americana e fortalecimento do continente no cenário mundial

Fernanda Otero 

'Uma parceria fundamental para o futuro da América do Sul', diz Lula na Colômbia
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu agenda em Bogotá, na Colômbia, no último dia 17, onde realizou reuniões bilaterais. Participou da abertura da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), maior evento editorial e cultural colombiano, e do encerramento do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil. 

O Fórum foi promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a ProColombia. O presidente estava acompanhado de uma comitiva de 11 ministros e ministras de Estado, governadores, artistas e empresários. 

Durante a visita, foram assinados atos internacionais, memorandos de entendimento e termos de cooperação técnica em diversas áreas. A Colômbia é o terceiro principal parceiro comercial do Brasil na região. Segundo a diretora de Negócios da Apex Brasil, Ana Paula Repezza, o país é o segundo maior destino no mundo de internacionalização de empresas brasileiras. O volume de comércio entre os dois países atingiu o valor de US$6,1 bilhões em 2023. 

No encerramento no Fórum Empresarial, o presidente Lula exaltou os atos de cooperação assinados entre os dois países. “Renovação de uma parceria fundamental para o futuro da América do Sul. Colômbia e Brasil trabalham para que os setores público e privado andem juntos e para que nossas economias cresçam e melhorem a vida das pessoas”, disse ele.  

Lula afirmou que os dois países “exportariam sustentabilidade sem descuidar de pautas tradicionais”. Colômbia e Brasil destacam-se nas políticas de enfrentamento às mudanças climáticas com grande fluxo de investimentos entre os dois países concentrados no setor energético.O presidente também ressaltou que a união fortalece o continente no cenário internacional. “Nós agora fazemos parte do Sul Global. Estou convencido que quanto mais forte nós estivermos, mais nós seremos respeitados”, frisou Lula.

Colômbia manifesta interesse ao BRICS+

Para o professor de Relações Internacionais da PUC-SP e Assessor do Mandato Internacional do Pacto Histórico no Congresso Colombiano, Pietro Alarcón, destaca-se o fato de que a relação entre os dois países atravessou várias fases ao longo da história, e que a fase atual é extremamente importante e inédita. 

O assessor sublinhou que ambos os governos possuem agendas propositivas com muitos pontos em comum, trabalhando para avançar em políticas que consolidem um clima de desenvolvimento e paz regional. O governo colombiano manifestou formalmente o interesse de que o país faça parte do bloco do BRICS+ “o mais rápido possível”. O presidente Lula disse que vai trabalhar para que isso aconteça.