Redação PT na Câmara

O deputado Odair Cunha (PT-MG) foi eleito nesta terça-feira (6/2) novo líder da Bancada do PT na Câmara para o ano legislativo de 2024, em substituição a Zeca Dirceu (PT-PR), que liderou o partido na Casa de 2023 até agora.  A escolha de Odair, por aclamação, foi por unanimidade.

Na reunião para a escolha do novo líder, Zeca Dirceu fez uma síntese do trabalho ao longo de 2023, o primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Papel estratégico

Zeca destacou o papel estratégico que o PT teve na aprovação, no ano passado, de matérias de interesse de toda a sociedade brasileira, como a reforma tributária, o novo marco fiscal, a retomada do Bolsa Família e do Minha Casa, Minha Vida.

Odair agradeceu pelo apoio a seu nome para liderar o partido ao longo de 2024 e disse que vai atuar, em sintonia com o presidente Lula, para a continuidade da aprovação de projetos de interesse do povo brasileiro no transcorrer do ano, a fim de consolidar o projeto de desenvolvimento econômico e social em curso, no processo de reconstrução do país.

Bancada combativa

Odair frisou que está há 21 anos na bancada federal do partido e se sente honrado por ser líder dos outros 67 parlamentares petistas.

Observou que o partido “tem a bancada mais plural, combativa e atuante no Congresso Nacional e nas ruas”.

Segundo Odair, a bancada continuará a ter papel estratégico para seguir e aprovar as pautas de interesse nacional em 2024. Segundo ele, a agenda legislativa no ano será intensa.

Biografia do novo líder

Odair Cunha tem 47 anos, é formado em Direito e deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais. Viveu sua infância e adolescência no Sul de Minas, no município de Boa Esperança. Iniciou sua militância política em 1999, sendo eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, e atualmente se encontra em seu 5º mandato. Sempre dedicou seu trabalho ao desenvolvimento dos municípios mineiros e à inclusão social e oportunidade para todos.

Em 2013, Odair foi eleito presidente estadual do Partido dos Trabalhadores e em 2014 coordenou a campanha de Fernando Pimentel ao Governo de Minas Gerais. 

Em 2015 se licenciou da Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria de Estado de Governo (Segov), da qual foi titular até novembro de 2018. Como secretário atuou em diversas conquistas para Minas Gerais, como a criação dos Fóruns Regionais de Governo; criação do SAMU Macro Sul; implantação do primeiro curso de Medicina da UEMG; aumento do efetivo das polícias civil e militar; entre outras.

Na Câmara dos Deputados, já ocupou importantes funções como: Terceiro-Secretário da Mesa Diretora; vice-líder do Governo; relator da Medida Provisória que criou o Programa Bolsa Família, entre outras. Em 2023, foi vice-líder do PT na Câmara e participou de diversas comissões. Em 2021 se tornou membro titular das comissões Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; Relações Exteriores e Defesa Nacional; e Especial de Participação Público-Privadas.

Em 2022, foi reeleito com 129.146 votos.

`