Benedita da Silva 

Nenhum partido fez mais pelo nosso povo do que o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras que completa 44 anos no dia 10 de fevereiro. A necessidade de um partido dos trabalhadores foi sentida pelo então líder sindical Lula quando dirigia as greves operárias que nos anos de 1978 e 1979 desafiavam a repressão da ditadura militar. 

Para Lula e as lideranças operárias e populares, se tornou claro que para as classes trabalhadoras conquistarem seus direitos e melhorarem de vida precisavam ter seus próprios representantes na disputa política. Por isso o PT foi fundado em fevereiro de 1980: para dar vez e voz aos trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos; às lutas dos povos negro e indígena, das mulheres, das juventudes e dos movimentos comunitários e demais oprimidos e discriminados.

O PT cresceu, conquistou prefeituras e governos estaduais e em pouco tempo para a história de um partido político elegeu para sucessivos mandatos Lula e Dilma presidentes da República. Eleger presidentes um operário e uma mulher num dos países mais conservadores do continente americano mostra a grande força transformadora do PT.

As forças da direita reagiram e derrubaram a presidenta Dilma no golpe do impeachment de 2016. Mais tarde, prenderam arbitrariamente Lula para ele não disputar a presidência em 2018 e assim garantirem a eleição do neofascista Bolsonaro. O trágico resultado dessa eleição para o povo e o país todos sabem como sabemos também a jornada heroica de Lula depois que foi libertado da sua prisão política e unificou as forças democráticas numa ampla frente ampla para derrotar a continuidade de Bolsonaro em 2022.

Ao esmagar a tentativa de golpe fascista de 8 de janeiro, Lula abre caminho para a consolidação da democracia, a retomada das políticas sociais e do crescimento econômico a adoção do desenvolvimento industrial, inclusivo, sustentável e soberano do Brasil.

Benedita da Silva, deputada federal 

`