Ao longo dessas quatro décadas, o MST se consolidou como um dos maiores e mais importantes movimentos populares da América Latina, destaca a legenda, em nota

BRASÍLIA – Trabalhadores sem terra, que participaram Congresso Nacional do MST, fazem manifestação em favor da reforma agrária, na Esplanada dos Ministérios (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Nota do Partido dos Trabalhadores pelo 40º Aniversário do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

“A reforma agrária é uma das condições para a democracia no Brasil, porque sem ela não há cidadania plena, não há igualdade de oportunidades, não há equilíbrio ecológico” (Antônio Candido, sociólogo, professor e fundador do PT)

O Partido dos Trabalhadores (PT) saúda o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pelo seu 40º aniversário de luta e resistência em defesa da reforma agrária e de um projeto popular para o Brasil.

O MST nasce em 1984, no contexto da luta pela redemocratização do país, como uma expressão da organização e da conscientização dos trabalhadores rurais sem-terra, que enfrentavam a violência e a exclusão impostas pelo latifúndio.

Ao longo dessas quatro décadas, o MST se consolidou como um dos maiores e mais importantes movimentos populares da América Latina, conquistando a terra para milhares de famílias, produzindo alimentos saudáveis de maneira sustentável, promovendo a educação, a cultura, a saúde e a agroecologia no campo, e participando ativamente das lutas populares e democráticas no Brasil e no mundo.

Itatiaiuçu (MG) 21 02 2018 Ex-presidente Lula durante visita ao acampamento Maria da Conceição, do MST, em Itatiaiuçu (MG). Foto: Ricardo Stuckert

O PT reconhece a importância e a contribuição do MST para a construção de uma sociedade justa e democrática, na consolidação do processo civilizatório, igualitário e soberano, e reafirma aqui o seu compromisso histórico com a reforma agrária e com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

Diante das lutas mais recentes, na resistência ao golpe contra a Presidenta Dilma, à prisão ilegal e injusta do Presidente Lula e contra as políticas neoliberais agravadas no governo Bolsonaro, que violou os direitos, a democracia e a soberania nacional, aumentando a pobreza, a miséria e a exclusão para maioria do nosso povo , o PT e o MST estiveram juntos. E seguem juntos neste novo momento da história para a reconstrução e transformação do país, sempre  fortalecendo a democracia.

Queremos, juntos, avançar as lutas contra a exploração, concentração das riquezas no campo, o latifúndio, que exclui e explora classe trabalhadora no meio rural. Avançar nas políticas governamentais voltadas para consolidar a reforma agrária e na redistribuição das terras com assistência técnica, crédito, educação, saúde, habitação e infraestrutura.

Combatendo as causas da fome, da pobreza, da desigualdade, e do desequilíbrio ecológico em nossa sociedade, seguimos defendendo a reforma agrária e um projeto popular para o Brasil.

Parabéns, MST, pelos seus 40 anos de luta e esperança!

Viva a reforma agrária popular!

Viva o Brasil!

Brasília, 22 de janeiro de 2024

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores

Henrique Fontana
Secretário-Geral Nacional do Partido dos Trabalhadores

Lucinha Barbosa
Secretária Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do Partido dos Trabalhadores”

`