Neste dia 20, uma ação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) chama atenção para a igualdade de oportunidades em espaços de poder, destacando a inclusão de mulheres negras no mercado de trabalho, bem como a importância da garantia de direitos da população negra que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), representa 56,1% da sociedade nacional. 

A titular da pasta, Cristiane Britto, reforça que o Brasil empenha todos os esforços para a construção de uma sociedade livre do racismo e da discriminação. “Nos últimos anos, avançamos na construção de extenso arcabouço normativo para combater desigualdades históricas, em especial aquelas provenientes do flagelo da escravidão. O ordenamento jurídico nacional ampara a implementação de um número excepcional de políticas públicas de promoção da igualdade racial e de combate a todo tipo de discriminação”, reforçou a gestora.

Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais do MMFDH, mulheres negras que conquistaram sucesso profissional relatam a importância de políticas públicas específicas para este público. “É fundamental a criação de políticas para que as mulheres negras tenham não só o acesso, mas também a igualdade de oportunidades e de ser capacitada para isso, melhorar profissionalmente para chegar aonde ela quiser”, salientou a diretora do Departamento de Políticas Étnico-raciais, do MMFDH, Luciana Gonçalves.•

`