Morreu na manhã de segunda-feira, 17, o craque do futebol Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, atacante que se destacou atuando pelos clubes mineiros Cruzeiro e Atlético-MG, além de ter sido campeão pelo Corinthians. Palhinha tinha 73 anos e estava internado em um hospital em Belo Horizonte por conta de uma infecção. A causa da morte não foi revelada.

Palhinha surgiu para o futebol atuando pelo Cruzeiro e se tornou um ídolo do clube. Como jogador, atuou pela equipe entre 1969 e 1976, sendo campeão e artilheiro da Libertadores no seu último ano como atacante do time.

Em 1977, Palhinha se transferiu para o Corinthians e foi uma das estrelas do clube, que se sagrou campeão paulista daquele ano, quebrando um jejum de 23 anos sem títulos.

O time divulgou nota de pesar: “O Sport Club Corinthians Paulista recebeu com muito pesar a notícia do falecimento do ídolo do Timão, Palhinha. Autor do gol na primeira final do histórico título Paulista de 1977 e tendo vestido o manto em 148 jogos, o craque do Time do Povo também foi treinador da equipe em 1989. Desejamos nossos mais sinceros sentimentos aos amigos, fãs e familiares”.

Anos mais tarde, passou a defender o Atlético, onde também se tornou ídolo. Ele fez parte do elenco campeão em 1980 e chegou à final do Campeonato Brasileiro daquele ano. •

`