A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) permanecerá à frente da Presidência Nacional do PT até 2025. A decisão foi formalizada durante reunião do Diretório Nacional do PT, na segunda-feira, 13. O mandato se encerraria em novembro.

O diretório prorrogou ainda a gestão de toda a coordenação das diretorias estaduais do PT. Lula fez parte do grupo que defendeu a permanência de Gleisi no cargo. O presidente e a maioria dos membros da legenda entenderam que o partido não deveria abrir margem para uma disputa interna no primeiro ano do governo Lula. 

“O partido precisa dela livre e solta para dirigir a legenda de esquerda mais importante da América Latina, o partido possivelmente mais democrático”, disse Lula. A presidenta do PT assumiu a coordenação da sigla pela primeira vez em junho de 2017. Ela deveria ficar somente por três anos, mas foi reconduzida em 2020.

No período de transição, Gleisi chegou a cotada para o Ministério do Planejamento e para assumir secretarias no Palácio do Planalto. No entanto, ela teria sido dissuadida da ideia de pedir cargos ministeriais porque sua permanência é considerada vital por Lula.

Lula elogiou a parlamentar: “Parabéns, Gleisi, pelo seu trabalho como presidente deste partido. Você é uma mulher que me dá muito orgulho porque poucas vezes a gente teve uma pessoa com sua capacidade para presidir este partido. Que Deus te abençoe e que dê forças, e o que PT continue te apoiando”. •

`