Em apenas dois anos, legenda se organizou e passou a ser reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Naquele ano, PT ganhou a prefeitura de Diadema

Partido legalizado em 1982
REGISTRO Ao lado de outros fundadores, Lula posa para foto na sede do TSE depois de fazer o registro do novo partido perante a Justiça Eleitoral

Nascido em 1980, o PT só obteve seu registro oficial junto ao Tribunal Superior Eleitoral em 1982. Naquele mesmo ano, o PT elegeu seu primeiro representante para um cargo do Poder Executivo. Foi quando o partido conquistou a prefeitura de Diadema (SP), com Gilson Menezes. Desde então, o partido nunca deixou de crescer.

Nos anos seguintes, a militância do PT teve relevante participação decisiva no movimento das “Diretas, Já”, ganhando as praças e ruas das principais cidades do país, lutando pelo retorno das eleições diretas para a Presidência da República, que só viria a conquistar em 1989, quando Lula chega a disputar o segundo turno, perdendo a corrida para Fernando Collor de Mello (PRN).

Antes, na disputa eleitoral de 1986, o partido conseguiu eleger 16 deputados federais, incluindo Lula, que obtivera nas urnas, naquele ano, a maior votação do país. A bancada foi decisiva para promover avanços na Assembleia Nacional Constituinte, responsável por redigir a Constituição de 1988. O PT assinou a nova Constituição, visando legitimar o processo de elaboração constitucional, do qual havia participado ativamente.

Liderando a oposição a partir de 1990, o PT denunciou Fernando Collor que, em meio às turbulências, em pouco mais de dois anos, foi alvo de um processo de impeachment. Após deixar o governo, o vice Itamar Franco, assumiu o comando da Nação.

Em 1994 e 1998, dois pleitos seguintes, Lula voltaria a concorrer à Presidência, perdendo nas duas disputas para Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O tucano havia sido ministro da Fazenda de Itamar durante a implementação do plano de combate à hiperinflação e colheu nas urnas o resultado do sucesso da medida.

O PT manteve-se na oposição durante os dois mandatos de FHC. Sua atuação foi bastante incisiva, especialmente contra as privatizações realizadas na gestão tucana, tanto por razões ideológicas quanto por apontar possíveis irregularidades na condução desses processos. Lula só conquistaria o Palácio do Planalto em 2002. E aí, o PT mudou o Brasil. •